Projeto de salvaguarda debateu importância de expressão pernambucana no Moreno neste sábado (22)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Imagem 415Projeto de salvaguarda e arte-educativo do Frevo, que vem sendo desenvolvido em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, traz discussão sobre esta expressão cultural pernambucana com debate com público geral, neste sábado (dia 22), às 14h, na Churrascaria MIX, Av Dantas Barreto, s/n, no Centro (ao lado da antiga Estação Ferroviária). O objetivo da iniciativa aprovada e executada com o incentivo do Funcultura é manter viva a importância desta tradição no estado.

A proposta envolve palestras/ diálogos e informações diversas com pais, alunos, professos e pessoas da comunidade interessadas em conhecer mais sobre esta expressão cultural, que vão desde características dessas vestimentas, passos e adereços convencionais aos frevistas. Mostras de filmes e documentários ainda apresentarão aos estudantes e professoras das unidades escolares a diversidade das formas do Frevo, como ele se desenvolveu ao longo dos anos e formas peculiares de suas práticas, incluindo orientações de como conquistar um espaço no campo das apresentações fora do período carnavalesco.

Mas, a investida também integra visitas guiadas ao Paço do Frevo e aulas-espetáculos de grupos com canto-coral para familiarização e melhor conhecimento de músicas de frevo de bloco. Ao final, cada ação em escola contemplará as unidades com material visual didático (fotos e vídeos) para repercutir essa cultura pernambucana no dia a dia dos estudantes através de atividades integradoras próprias unidades. A ação será desenvolvida até o primeiro trimestre de 2015 e escolas podem tentar marcar integração no projeto com a Produção Executiva ADCE Produção Cultural – Dora Dimenstein, contatos (81) 9654 6507, (81) 8773 7909 e (81) 8913 9904 ou para o email: dora.adce@yahoo.com.br.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário