O Projeto Supera São Francisco, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), recebeu um novo aporte orçamentário no valor de 25 milhões de reais para o desenvolvimento de ações de controle de verminoses em ovinos e caprinos. O recurso é do Ministério da Educação e deve ser aplicado até junho de 2026. A expectativa é de que 14.944 famílias e 747.197 animais sejam beneficiados pelas ações do Supera São Francisco neste período.
Municípios
Esta nova fase do projeto será desenvolvida em 20 municípios da Bahia, com os maiores rebanhos de caprinos e ovinos. Os municípios serão divididos em três polos: Juazeiro (que abrange as cidades de Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso e Sento Sé), Paulo Afonso (com as cidades de Abaré, Chorrochó, Curaçá, Glória, Macururé, Paulo Afonso, Rodelas e Uauá) e Barra (que compreende as cidades de Barra, Buritirama, Itaguaçu da Bahia, Muquém do São Francisco, Xique-Xique e Morpará).
De acordo com a Coordenadora do Supera São Francisco e professora do IFSertãoPE, Tatiana Neres, os novos recursos serão aplicados em ações que devem melhorar a cadeia produtiva da caprinovinocultura na Bahia. “Serão realizadas capacitações de produtores rurais, técnicos de extensão e estudantes bolsistas, orientando sobre o controle integrado de verminoses em pequenos ruminantes, segurança alimentar dos rebanhos e oferta de programa alimentar; capacitações de técnicos e estudantes em análises laboratoriais e em cortes especiais em ovinos; e a avaliação do impacto por meio de análises de eficácia do protocolo experimental para o controle de verminoses”, explicou Neres.
Caprinos e ovinos
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o maior produtor de caprinos e ovinos do Brasil. Em 2022, o estado tinha 4.660.494 cabeças de ovelhas e carneiros e 3.716.229 de bodes e cabras. O Supera São Francisco tem como objetivo a divulgação de conhecimentos e tecnologias de aumento da qualidade de toda a cadeia produtiva da caprinovinocultura. Desde 2022, o projeto já atendeu famílias em Pernambuco e na Bahia, aplicando o protocolo experimental de controle de verminoses, desenvolvido pela Embrapa-Caprinos e ovinos, em mais de 90 mil animais.
Texto Jadir Souza/Ascom IF Sertão