Ricardo Banana

Projeto Música de Brincar forma orquestra com crianças e adolescentes de Petrolina – PE

imagemFazer parte de uma orquestra de cordas está deixando de ser um sonho para um grupo de crianças e adolescentes de Petrolina – PE. Inscritas, desde o último mês de julho, no projeto Música de Brincar, desenvolvido pelo Sest Senat em parceria com a Fundação Bachiana (coordenada pelo maestro João Carlos Martins), 60 novos músicos com idades entre 7 e 14 anos, estão aprendendo teoria musical, violino e no decorrer do projeto de musicalização, que vai até o mês de julho do ano que vem, deverão tocar outros instrumentos de cordas, viola, cello e sopros.

As aulas de formação musical acontecem duas vezes por semana com quatro turmas, cada uma com 15 alunos. Os instrumentos foram adquiridos pelo Sest Senat, que selecionou as crianças e adolescentes entre os dependentes dos trabalhadores do setor de transportes ou em situação de vulnerabilidade social de comunidades carentes vizinhas à Unidade de Petrolina.

Segundo o maestro e instrutor do Música de Brincar, Maicon Novaes o trabalho de iniciação musical desenvolve nos alunos uma série de habilidades, a exemplo de concentração, autodisciplina, sensibilidade, paciência, criatividade, autoconfiança, coordenação motora e memorização. “Um conjunto de conhecimentos e atitudes que envolve a manifestação coletiva e desenvolve o individuo repercutindo em sua vida social de forma permanente e transformadora”, adiantouMaicon Novaes. O maestro lembrou ainda que o projeto vai permitir um contato com todos os instrumentos da orquestra, para que num futuro próximo, cada um dos alunos possa optar pelo estudo específico que mais lhe interessar.

Bastante empolgadas com as aulas, as irmãs Bruna (13 anos) e Alice Medeiros (8 anos), sempre gostaram de música e queriam muito tocar um instrumento. Bruna está aprendendo violino e também quer se dedicar ao piano no futuro. Enquanto que Alice se identificou, de imediato, com o violino e já sonha em seguir carreira profissional. Outra aluna que também sonha alto, Pámela Stherfany (15 anos), está contando as horas para o dia da primeira apresentação da Orquestra de Cordas. “Estou me dedicando muito, estudando muito e se Deus quiser e o sonho permitir, um dia serei concertista à frente de uma grande orquestra”.

Entusiasmado com o projeto, o diretor do Sest Senat de Petrolina Marcílio Cavalcanti anunciou a primeira apresentação pública da orquestra e destacou alguns valores da iniciativa. “Estamos ultimando os preparativos para as comemorações dos 20 anos do Sest Senat, e no próximo dia 16 de dezembro, uma das principais atrações será a apresentação inaugural da nossa querida Orquestra de Cordas. Um projeto que possibilita a formação musical a partir do esforço e do comprometimento. Valores que deverão acompanhar estas crianças e adolescentes durante a vida adulta, transformando-as em profissionais competentes”, concluiu Marcílio Cavalcanti.

Clas Comunicação

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress