A vereadora Maria Elena de Alencar, PRTB, reforçou seu papel de atuante como defensora de políticas públicas para as mulheres em Petrolina, ao apresentar nesta terça-feira, 4, e ver aprovadas durante a sessão plenária da Câmara Municipal, duas propostas suas. Uma prevê o estudo da Lei Maria da Penha nas escolas da rede municipal de ensino.
“É necessário ensinar o quanto antes e desde o cedo, o respeito à mulher e o combate à violência doméstica e de gênero. Ao explicar como funciona e como se chegou a criação da Lei Maria da Penha, meninos e meninas saberão que existem meios protetivos e punitivos de quem pratica violência contra as mulheres. Quando se conhece, com certeza, se evita ou até pode servir de ajuda para essas crianças e jovens que em muitas vezes, vivem em situações assim dentro de casa”, argumentou a vereadora Maria Elena.
No segundo projeto, a vereadora propõe no texto que a administração municipal crie medidas de prevenção e combate ao assédio sexual à mulher petrolinense no transporte coletivo de passageiros.
“Qual foi a mulher que não já sofreu algum tipo de assédio dentro de um ônibus? Eu me coloco também nessa lista. Estamos com isso, evitando situações constrangedoras. Essa é uma lei importantíssima, pois a mulher só se sente segura, se ela fizer um transcurso seguro, onde foi respeitada durante esse tempo que precisa utilizar o transporte público municipal. Nossa lei visa dar essa essa garantia”, concluiu Maria Elena.