PSol de Juazeiro realiza Roda de Diálogo sobre Juventude

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemEsta semana foi comemorado o dia do rock em alusão ao movimento que modificou a forma da juventude se manifestar nas últimas décadas. Nesse cenário, o PSol de Juazeiro iniciou o projeto “Roda de Diálogos” debatendo o protagonismo juvenil no cenário político. “Esse é um momento muito importante, gratificante. Nossas Rodas de Diálogo não tem a intenção de ser um grande evento, um ato político, é um espaço partidário, de troca de ideias e nada mais oportuno que iniciar com esse tema”, pontua o presidente da legenda na cidade, professor Paulo José.

Em um encontro, realizado no bairro Jardim Vitória, um grupo de jovens conversaram sobre a situação política do país e como inserir a juventude no processo de transformação social. Clesio Morgado, militante juvenil do PSol, lembrou o poeta Raul Seixas recitando um trecho da música ‘Ouro de Tolo’ e a banda Titãs na canção ‘Comida’ para falar sobre o protagonismo da juventude nas lutas sociais, exemplificando os movimentos dos caras pintadas e das manifestações de junho de 2013. Morgado ressaltou ainda que a saída para uma maior inserção da juventude é a educação. “O Sol está nascendo cada vez mais forte e não podemos deixar de lutar por mais arte, educação, emprego e cultura para nossa juventude. A educação é o caminho”, pontua.

O professor Paulo José criticou a postura da gestão municipal na condução das políticas públicas culturais da cidade e de inserção da juventude. “Temos uma galera massa que faz Hip Hop, Rock, Tatuagem, Skate, mas não estão tendo atenção devida. Teremos uma virada cultural, mas nenhum desses grupos estão na programação. Será que é o motivo da ausência é a origem periférica desses artistas? Isso não pode acontecer”, salienta o dirigente partidário.

Para o jovem Uisllei dos Santos, o popular Bob, morador da localidade e um dos mobilizadores da Roda, o momento para a organização da juventude é agora. “Não temos representação e não podemos deixar que isso aconteça. Chegou o tempo de se juntar e ecoar um único grito. Chegou a hora da juventude ser ouvida”, conclama. No encontro, ficou decidido que o Psol fará um mapeamento de lideranças juvenis para iniciar um trabalho setorial de formação política.

A Juventude do PSol tem como bandeiras a luta em favor da cultura e do emprego, fortalecimento do movimento estudantil, A favor dos sem terra, das feministas, dos jovens sindicalistas, contra a discriminação do movimento negro e LGBTT. “O PSOL é jovem porque mesmo não tendo vivido como partido essa história, traz a experiência de quem passou por ela e não se adaptou ao mais fácil. O PSOL aparece como uma necessidade histórica de mostrar que é possível lutar, que é possível ser socialista sem se render”, destaca a cartilha da legenda.

Ascom Psol Juazeiro

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário