Nas participações do município nas provas e levantamentos organizados por instituições estaduais e federais, os estudantes petrolinenses tiveram pontuação mais alta em português e matemática do que muitos alunos de capitais e grandes cidades do país. O feito surpreendeu autoridades de várias cidades que enviaram emissários a Petrolina para identificar o segredo.
“Estamos realizando nossos projetos num formato inovador, não complicado, e que tem ajudado a alcançar um desempenho mais qualificado. Isso é um dos motivos que traz outros municípios aqui”, ressalta a coordenadora de Ensino – anos finais, Lucineide Morais.
Ao considerar Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) alcançado pelas crianças do Ensino Fundamental – anos iniciais e o atingidos pelos jovens dos anos finais, no sistema municipal, pode-se atribuir a três fatores, esses resultados: uma Administração comprometida, um forte investimento nos alunos, estruturas e formação dos educadores e um bom e pensado plano de estudo.
“Quando adotamos a Educação como prioridade em nossa gestão, sabíamos do desafio de possibilitar que todas as nossas crianças estivessem em sala de aula, mas, para isso, tínhamos que fazer um trabalho onde todos os legítimos protagonistas, ou seja, os professores, se envolvessem de forma efetiva e se sentissem valorizados”, avalia o prefeito de Petrolina, Julio Lossio.
AÇÕES
A Gestão de Petrolina vem dedicando tempo e recursos para avaliar os desafios da área. A cidade criou seu plano Municipal de Educação de 10 anos, com metas e objetivos inovadores. A SEDUC tem autonomia planejar e decidir onde destinar investimentos.
Lossio considera que, depois de estabelecidos os planos macros da prefeitura, é necessário que cada secretaria tenha relativa autonomia para executá-los. “Nós achamos que esse é um modelo que mantém a decisão centralizada do prefeito, mas, mantém também, a força de trabalho do secretário, avançando de maneira rápida e objetiva”.
Fatores que contribuiram com o sucesso da Educação em Petrolina
-Implementação da Matriz Curricular;
-Formação e Acompanhamento dos professores (através de plantões pedagógicos) realizados pelos professores formadores;
-investimento em infraestrutura;
-valorização dos profissionais e envolvimento de todos
Os professores
Os professores têm autonomia para trabalhar e enriquecer os planos e propostas advindos da Secretaria. Isso reflete o papel que é dado aos docentes do Sistema Municipal de Educação, que não se limitam a passarem lições de casa para os alunos. A SEDUC fez, no primeiro semestre, 58 formações continuadas com educares, visando o desenvolvimento deles. No segundo semestre, mais 96 serão feitas.
Os professores de Português e Matemática também recebem acompanhamento especial. A Prefeitura estimula que eles desenvolvam vários instrumentos educacionais para os estudantes. Os resultados saíram com o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa de 2014,com as conquistas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, no mesmo ano, além das provas e competições como o ‘Soletramento’ realizado também em 2015.
“Quando entra na escola, o professor se direciona para a modalidade que mais se identifica, o que já é positivo. Enquanto instituição (SEDUC), o que a gente faz? Durante o ano letivo, nós promovemos as formações continuadas e, dentro dessas formações, deixamos claro qual o papel do professor, o que ele precisa ser e o que ele precisa ter para ser um bom professor”, afirma a coordenadora de Educação Infantil, Adeilda Alexsandra Barbosa.
Atendimento
O MEC estabeleceu como prioridade escolarizar 100% das crianças com 4 e 5 anos de idade, até 2016. Em junho de 2015, 89,5% já os são em Petrolina. O Plano Nacional de Educação também estipula que até 2025, 50% das crianças menores de 4 anos estejam na escola. Com o ‘Nova Semente’ e rede conveniada, a cidade já tem 24,2% atendidas.
“Há 20 ou 15 anos atrás, a ordem era cuidar das crianças. Com a Nova Semente, CMEIs e outros projetos, houve uma grande mudança de foco. A proposta da Secretaria de Educação, então, passou a ser educar e cuidar de nossos alunos, uma vez que é no começo da aprendizagem que eles adquirem ou não o interesse em estudar”, diz o secretário de Educação, Cel. Heitor Leite.
Como Lossio e Leite têm falado, o maior desafio que a cidade enfrenta agora é manter e aumentar o nível da Educação. Mas, o município já demonstrou que está preparado e, o que é mais importante, está disposto a aceitar e superá-lo. “Nossa missão só termina em 2017. Até lá, temos muito o que fazer”, conclui o prefeito.
*IDEB
Realizado a cada dois anos, é um instrumento que o MEC (Ministerio da Educação) utiliza para medir a qualidade do ensino no Brasil .Ele é calculado a partir do conjunto (desempenho dos estudantes , através da aplicação de provas de Lingua Portuguesa e Matemática ). Já a taxa de aprovação é obtida através do censo escolar.
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