Projeto de circulação foi aprovado na Lei Paulo Gustavo Pernambuco
Em abril se comemora o mês da dança e, como de costume, o Coletivo Trippé celebra a data com apresentações gratuitas na região. Entre os dias 01 e 07, o espetáculo “Debaixo D’Água” foi apresentado em quatro cidades do Sertão do São Francisco. A circulação começou por Afrânio, seguiu para Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, depois encerrou em Dormentes, encontrando crianças de diversas comunidades pernambucanas.
“Foi um momento único trazer as crianças para esse momento, muito prazeroso. Elas ficaram encantadas com a mensagem de cuidado com o meio ambiente que a peça traz de forma lúdica”, afirma a analista educacional da educação infantil da prefeitura de Lagoa Grande, Paulianny Saraiva.
A obra, criada em 2018, vem circulando por várias cidades cumprindo um papel de formação de novos públicos para a dança. “Nessa circulação, fomos a lugares que ainda não tínhamos chegado. Dançamos no interior do interior e é muito significativo estar nesses lugares, pois percebemos o desejo e o brilho no olhar das crianças prestando atenção em cada detalhe. Acho importante para formar públicos mais sensíveis”, diz o bailarino Wagner Damasceno.
O espetáculo, criado a partir do universo mágico da água, integra a plataforma de mediação cultural “Primeiros Passos”, mantida pelo Coletivo Trippé desde 2017. Durante a temporada são atendidos principalmente públicos de escolas públicas, que assistem às sessões, participam de bate-papo e recebem material educativo. Toda a temporada é gratuita e conta com intérprete de Libras.
“É um projeto riquíssimo. Todo o cenário dele ser produzido com material reciclado está transmitindo para nossas crianças a importância de ter um cuidado maior com a água”, pontua a secretária de educação de Lagoa Grande, Joseilde Paulino.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
TRIPPÉ – O Coletivo Trippé atua desde 2011 na cena do Sertão do São Francisco, realizando diversas atividades entre a linguagem da Dança e seu encontro com outras linguagens. Suas obras já circularam por várias regiões do Brasil e foram premiadas em festivais e editais. Outras novidades serão divulgadas em breve nas redes sociais: Facebook.com/coletivotrippe e Instagram.com/trippecoletivo.