Segundo dia de Congresso tem palestra sobre compostos da Cannabis

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
As áreas de Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Biomedicina foram destaque na parte da tarde
A tarde do segundo dia do I Congresso Nacional de Saúde de Petrolina evidenciou as áreas da Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Odontologia. As palestras aconteceram nas salas do Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro. Compostos canabidióides, enfermagem na maternidade de alto risco, harmonização facial e biofilme interproximal foram alguns dos temas abordados nesta sexta-feira (19).
A palestra “O papel da enfermagem em uma maternidade de alto risco” foi ministrada por Jaqueline Santos. Nela, a profissional expôs as principais causas de mortalidade materna, como hemorragia pós-parto, síndromes hipertensivas, abortos inseguros e infecções no período gestacional. “A principal causa de internamentos e ocupação de leitos são os distúrbios hipertensivos e, principalmente, a pré-eclâmpsia grave, cuja causa é o processo fisiopatológico da gestação”, explicou.
As palestras da área de Biomedicina tiveram continuidade com Luana Vieira Torres, que falou sobre “Harmonização corporal e alta performance: o que é, tendência e mercado de trabalho”. A esteticista citou as principais queixas de quem procura o segmento, como gorduras localizadas, flacidez e estrias celulites. Além disso, há os clientes que desejam emagrecer. Ela aproveitou o momento para também frisar a importância da postura ética na profissão. “É necessário ter uma visão profissional e, ao mesmo tempo, humanizada. Não venda protocolos inexistentes nem invente tratamentos absurdos, pois dificilmente irá entregar resultados e ainda corre o risco de prejudicar a carreira e nome no mercado de trabalho”, alertou.
Já na área de Odontologia, Celso Oliveira de Souza debateu sobre a importância da remoção mecânica do biofilme para controle das doenças gengivais. Esse tema reforça a necessidade de cuidar da saúde bucal ao ensinar a utilizar instrumentos adequados para a limpeza, como a escova multicerdas, sem nylon e com material à base de microfibras, algumas até melhores do que o fio dental na remoção de comida dos espaços entre os dentes. “Para realizar uma boa higiene oral, é necessário ter um processo eficaz, atraumático e motivacional. Com essa técnica bem empregada, além da higiene correta, não há chances de agridir os tecidos orais e periodontais, preservando, assim, gengiva e ossos”. 
O destaque da área de Farmácia ficou por conta da palestra “Cannabis Sativa: Aspectos regulatórios e farmacológicos”, ministrada por Pedro Modesto Nascimento. O farmacêutico apresentou e explicou alguns compostos presentes em medicamentos à base de Cannabis, como o Canabidiol (CBD) e o Tetrahidrocanabinol (THC). “Esses compostos atuam no Sistema Endocanabinóide, que regula as nossas funções fisiológicas. Ele é responsável, por exemplo, pela sensação de prazer e felicidade que sentimos após a realização de exercícios físicos. Isso é possível por meio da atuação da Anandamida, substância química produzida pelo próprio corpo. Ela é capaz de induzir a pessoa a um estado de bem-estar e relaxamento após uma atividade prazerosa”, explicou. 
O terceiro e último dia do Congresso acontece neste sábado (20), trazendo outros grandes nomes como palestrantes. Perícia forense, treinamento de força em idosos, produção artesanal de cervejas e tecnologia aeroespacial na área da Saúde são algumas temáticas que serão abordadas.

Related Posts