São João de Petrolina já começou e é impossível falar da festa mais tradicional do Nordeste sem lembrar das comidas típicas e maravilhosas do período. A culinária à base de milho é uma tradição dos festejos juninos. Pamonha, canjica, mugunzá, estão entre as delícias culinárias, mas é preciso cuidado na hora de consumir esses produtos, já que muitos dos ingredientes utilizados no preparo, em excesso, podem acarretar problemas de saúde, como aumento do colesterol ruim, da glicose e da pressão arterial.
Então, fique atento e aproveite tudo que o São João tem a oferecer, sem esquecer da saúde, com as dicas da nutricionista da UPAE Petrolina, Thayana Shasta. O alerta é reforçado para as pessoas diabéticas, com colesterol e triglicerídeos alto, e com excesso de peso.
“As preparações do São João à base de milho, leite de coco e açúcar, e, portanto, concentram muitas calorias. Deve-se preferir o milho assado e cozido, e fazer o consumo moderado dos outros alimentos típicos do São João como canjica, pamonha e pé de moleque. Os pacientes renais também devem fazer o consumo moderado à base de milho por conter grandes quantidades de fósforo”, ressalta.
De acordo com a nutricionista, o milho é rico em fibras, sendo, portanto, um alimento considerado saudável, pois promove saciedade e contribui para um bom funcionamento intestinal. Possui treonina, um aminoácido essencial, alguns minerais como fósforo, que ajuda a fortalecer ossos e dentes, e magnésio que possui antioxidante, melhorando o funcionamento cardíaco e ajudando a manter os ossos saudáveis. “O grande problema é a quantidade de açúcares e gorduras envolvidas na preparação. Então, é preciso realmente ter moderação”, garante Thayana.
O pé-de-moleque, a paçoca e os derivados do amendoim, apesar de atrativos e adocicados, também contêm grandes quantidades de caloria e gorduras. Por isso, também devem ser consumidos moderadamente.
Uma boa dica é substituir o leite integral pelo desnatado e a farinha branca pela integral; usar o adoçante no lugar do açúcar refinado; acrescentar linhaça, aveia e canela em pó nas preparações doces ajudam a tornar as delícias juninas mais saborosas e saudáveis.