NOTA DA PRESIDÊNCIA DO PSOL RECIFE
Estamos a menos de 30 dias do início das eleições municipais no Recife e este é um momento importante na vida interna de partidos como o PSOL. Para um partido de militantes que cotidianamente constroem as lutas sociais, as eleições municipais são um momento de apresentar a crítica ao modelo de desenvolvimento capitalista das cidades, que aprofunda as desigualdades sociais e penaliza principalmente os trabalhadores(as), negras e negros, mulheres.
O PSOL Recife, contudo, tem perdido a oportunidade de reunir e empolgar sua militância para discutir o programa que o partido apresentará para a cidade. Há dois meses a direção municipal do partido não consegue se reunir e este é um quadro que tem levado parte de nossa militância a questionar o percurso do partido durante a pré-campanha.
Entendemos que o questionamento tem fundamento. Pois sem o conhecimento do conjunto do diretório municipal, militantes e dirigentes do PSOL passaram a realizar tratativas com outros partidos. Ao mesmo tempo, ventilam na imprensa nomes que não foram votados no diretório para compor a chapa que o PSOL decidiu construir.
Nosso partido, até o momento, não decidiu por qualquer nome para apresentar ao PT visando compor a chapa majoritária. Como membros de um colegiado que deve promover o debate com a militância para deliberarmos a política para o PSOL Recife, consideramos que agendar reuniões às escondidas da presidência municipal e do conjunto do diretório e seus filiados é um ato de desrespeito incompatível com o discurso de quem diz querer unificar a esquerda.
É particularmente constrangedor e inaceitável que o filiado que tem seu nome veiculado na mídia como postulante a vice do PSOL apareça em reuniões que foram realizadas sem o conhecimento do diretório, para apresentar em nome do partido uma política que não foi decidida no PSOL Recife.
Não existe, por exemplo, qualquer decisão aprovada pelo partido no sentido de reivindicar a presença na chapa majoritária como vice. Este debate sequer foi iniciado no diretório do PSOL Recife. Quando o filiado Severino Alves, que preside o PSOL-PE, afirma que a reunião realizada ontem com o PT “foi um momento importante para reforçar nosso interesse político em compor essa chapa, na vice-prefeitura”, só pode estar falando em nome próprio, de interesse particular, pois não há nenhuma decisão partidária que confirme sua afirmação ou a indicação de seu nome. O PSOL não é propriedade privada de ninguém para ser levado embaixo do braço ou numa pasta para quais quer negociações de alianças em nome de interesses que não sejam fruto de deliberações democráticas.
Acerca de nossa tática eleitoral, nada além do que está em resolução do dia 07 de julho de 2020 foi aprovado por nosso diretório. Qualquer filiado que vá a terceiros falar em nome do PSOL Recife mais do que está contido naquela resolução atropela a competência da presidência para estes diálogos, age de má fé e engana seus interlocutores.
A política de alianças deliberada em julho pelo PSOL foi de que “o Diretório Municipal de Recife entende que a tática mais acertada é a aliança com os demais partidos de esquerda (PT, Rede, UP, PCB e PDT)”. Esta política tem como objetivo “a consolidação de um campo contra a gestão local do PSB e de frontal oposição ao Bolsonarismo”. Embora tenhamos divergido naquela altura, o diretório nacional do PSOL acabou por ratificar tal posição.
Ainda que avaliemos que o objetivo inicialmente proposto seja prejudicado pela permanência de forças como o PT no governo do PSB, sinalizamos que a possível inclusão de legendas fisiológicas e de direita na aliança eleitoral aprofunda o problema existente e não encontra qualquer respaldo em nossas resoluções.
Esperamos da parte dos aliados de nosso campo que o diálogo seja mediado pelas instâncias partidárias, sem atalhos que comprometam a qualidade das relações entre os partidos. Da mesma forma, cobraremos explicações aos filiados e dirigentes que se reúnem com outras forças partidárias sem o conhecimento do diretório municipal e da militância do PSOL Recife.
Recife, 03 de setembro de 2020
Dayvison Caetano
Presidente do PSOL/Recife
Áurea Cisneiros
Diretório Municipal PSOL/Recife
Gabriel Augusto Coêlho de Santana
Diretório Municipal PSOL/Recife
