Na manhã do último domingo (22), o artista plástico Ranilson Viana reuniu-se com moradores de rua em Juazeiro-BA, para realizar a Palestra ‘Esculpindo Remodelando a Vida’, o evento foi desenvolvido através de um convite do Projeto ‘Corrente do Bem’ que é um movimento de conscientização da importância de ações solidárias.
Durante a palestra o escultor fez modelagens diante do público, para que todos os presentes percebessem detalhes minuciosos da técnica que está criando, com o intuito de auxiliar na recuperação de pessoas com problemas psicológicos ou vícios, através da prática artística. Ele relata que em alguns casos o uso da arte como terapia traz resultados significativos e que esse tipo de trabalho pode contribuir com a evolução dos tratamentos.
“Existem comprovações científicas de que a arteterapia, ou seja, a terapia, com desenhos pinturas ou modelagem ela muda completamente uma pessoa viciada e com doenças mentais.”. Ressalta.
Na ocasião, o artista envolveu o público contando a sua comovente história de vida e como utilizar a prática de artes para libertação dos males interiores. “Esculpir quer dizer retirar, então o objetivo da palestra é mostrar que nós podemos retirar as coisas ruins das nossas vidas. E modelar está relacionado à acrescentar, então significa que nós podemos, também, inserir coisas boas em nossas vidas.” Explica.
Durante a palestra, Viana ressaltou que o ser humano tem o poder de transformar sua realidade através do seu interior, com o uso da arte como instrumento de reflexão. “Eu acredito que nós vivemos em um mundo onde a realidade não está no mundo externo, mas sim dentro de cada um, então nós temos o poder de criar o nosso próprio mundo”. Defendeu.
Blog do Banana