Governadora cumpriu agenda ao lado do ministro Edson Fachin nesta segunda (3)
A governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), reafirmou a boa relação institucional entre os poderes Executivo e Judiciário. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (3), durante cerimônia de abertura do mês nacional do júri, com a participação do presidente Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.
“Fechamos o mês de outubro como o melhor mês de outubro da série histórica desde que começou o acompanhamento de julgamento, de crimes, relatos de crimes contra o patrimônio e de crimes contra a vida. Então, reduzimos os homicídios e reduzimos crimes contra o patrimônio pelo 18º mês consecutivo. Estamos caminhando para, até dezembro, fazer o melhor ano da nossa história. Obviamente, eu não faço isso sozinha. Trata-se de uma ação cooperada, Ministério Público, Poder Judiciário e Polícias do nosso Estado, mas uma determinação firme de enfrentamento para que a gente tenha, sim, um Estado muito melhor para a gente viver”, declarou a governadora.
A fala reforça o pensamento do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, que, durante seu curto período à frente do governo do estado, afirmou que os diálogos entre os dois poderes são constantes e harmoniosos.
Raquel aproveitou para falar um pouco sobre as expectativas para sua agenda com o Presidente Lula, que ocorrerá em Fernando de Noronha no próximo domingo (9).
Na ilha de Fernando Noronha é um avanço, vamos fazer a descarbonização da ilha. Nós estamos investindo no aeroporto, a pista está quase pronta, o terminal de passageiros vai ficar pronto no ano que vem, a gente está fazendo as vias, o Ministério do Transporte se comprometeu em fazê-las, estamos trocando a matriz energética, fazendo os investimentos em saneamento básico para que não só a ilha de Fernando Noronha mas os nossos destinos turísticos possam ser mais bem cuidados e gerar oportunidade de emprego e renda para a nossa gente”, afirmou.
A gestora estadual também comemorou os avanços nos diálogos com o governo federal, consolidando que suas articulações com o presidente permanecem fortes, principalmente em questões como a retomada da Transnordestina e o transporte metroviário de Pernambuco.“Quero agradecê-lo (Lula) pela decisão firme na publicação do edital da Transnordestina. Foi uma conquista e uma vitória para Pernambuco. E o governo federal tem nos dado respostas de entrega, de resultado, de recursos para a gente fazer investimentos em Pernambuco. A gente já colocou a nossa proposta para o governo federal, para além de qualquer discussão sobre concessões, a antecipação de um bilhão de reais de investimento, para que a gente possa comprar novos trens e a gente já está com a proposta na mão, inclusive da própria empresa, e também investimento nos terminais de passageiros”, completou.
Fonte: FolhaPE
