Brasileira ficou atrás apenas de Simone Biles e levou sua sexta medalha na competição
A brasileira Rebeca Andrade conquistou a medalha de prata no Individual Geral, nesta sexta-feira (6), no Mundial de Ginástica Artística disputado na Antuérpia, na Bélgica.
A ginasta foi superada apenas pela norte-americana Simone Biles. Shilese Jones, também norte-americana, completou o pódio.
AVISA QUE É ELA! 🥈
Rebeca Andrade conquista a medalha de prata no individual geral no Mundial de Ginástica Artística, em Antuérpia 🇧🇪
Nota final: 56.766! Você é GIGANTE, Rebeca! Que orgulho! 💚💛 pic.twitter.com/R3vBneQ5Kz
— Time Brasil (@timebrasil) October 6, 2023
Foi a primeira vez que três mulheres negras estiveram juntas no pódio da disputa. A brasileira Flávia Saraiva, também presente na final, terminou na 15ª colocação.
O Brasil ainda pode faturar mais medalhas neste final de semana. No sábado, Rebeca Andrade está na final do salto e tem boas chances de medalha no aparelho que é a atual campeã olímpica.
No domingo (8), Rebeca está na final da trave e na final do solo, junto de Flávia Saraiva. Arthur Nory disputa a medalha na decisão da barra fixa.
A competição
As atletas são divididas em grupos e passam por quatro aparelhos: Saltos, Trave, Paralelas Assimétricas e Solo. A atleta que somar as maiores notas fica com a medalha de ouro.
Na primeira rotação, Simone Biles e Rebeca Andrade estavam na disputa do salto. A americana somou 15,100 enquanto Rebeca fez 14,700.
No segundo momento, Simone e Rebeca foram para as barras assimétricas. Biles conquistou nota 14,333 e a brasileira fez uma série mais simples, caprichou na execução e somou 14,500.
Na terceira rotação, Biles deu show na trave e conquistou a maior nota da prova: 14,433. Rebeca somou 13,500, com alguns desequilíbrios.
A última rotação viu Simone e Rebeca disputando no solo. À altura, Shilese Jones estava na segunda posição. Rebeca foi a primeira das três a realizar sua série e conseguiu 14,066. Biles fez uma série sem erros, mas Jones cometeu falhas, ficou com 13,400 e ficou com o bronze.
Com informações: CNN Brasil