“Recebemos o SAAE de Casa Nova na UTI e com vários débitos”, diz Ciro Viana

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Ciro Viana, gestor do SAAE de Casa Nova – BA, falou ao Blog do Banana a respeito dos serviços de Água e Esgoto:

Primeiro gostaria de agradecer a oportunidade do meu amigo Ricardo Banana por ter esse veículo a nossa disposição para explicar a população do Vale do São Francisco como encontrar-se o sistema de água  e esgoto de Casa Nova, deixado pela gestão anterior. É público e notório que o município de Casa Nova vinha passando por uma degradação administrativa enorme por alguns anos e fez com que a oposição tivesse êxito nas eleições de 2012.

Tive a satisfação de ser convidado pelo prefeito Wilson Cota para administrar o SAAE e cheguei com um dos maiores desafios da minha vida. Pegamos a SAAE literalmente na UTI, prestes a morrer. Projetado em 1976, para uma população de 10 mil habitantes, e hoje com 70 mil habitantes, o SAAE estava fornecendo uma água de péssima qualidade, sem tratamento e um sistema defasado e arcaico. Todo projeto de água e esgoto é planejado para os próximos 20 anos, tendo em vista que passaram vários prefeitos que não tiveram a sensatez de solucionar o problema que vinha se arrastando há décadas. O grande problema que Casa Nova passava era a falta de tratamento de água, sem a preocupação com o bem estar da população. 

Pegamos o SAAE com diversas dívidas, a exemplo da COELBA, com um débito de aproximadamente R$ 170.000,00. Restos a pagar aos fornecedores em torno de R$ 300.000,000. Além disso, o ex-gestor recolhia dos funcionários o INSS e FGTS e não repassava para o Governo Federal, recolhia da folha de pagamento o plano de saúde que estava há 4 meses sem pagar e recolhia dos funcionários a contribuição sindical e não repassava.

Eu tive um problema sério nesses 45 cinco dias de trabalho, pois o ex-gestor não prestou conta a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e eu fiquei com o CNPJ inapto, ou seja, eu não tive como fazer nenhum compra e faturar nada, então fiquei o mês de Janeiro todo parado, só reorganizado as condições financeiras, negociando dívidas para começar o mês de Fevereiro com o pé direito.

Mesmo assim, já fizemos algumas intervenções como a limpeza dos filtros, que já teve uma melhora substancial, faltando à troca definitiva dos mesmos que acontecerá nos próximos dias, melhorando a qualidade da água nos lares casanovenses.

Outra ação realizada foi ter ido até a Caixa Econômica em Salvador e depois à Brasília em visita ao Ministério das Cidades e na FUNASA, para dar velocidade na retomada dos 60% da obra de abastecimento de água financiada pelo PAC. E já na última sexta (22), nós recebemos a visita do engenheiro fiscal da Caixa Econômica Federal e ele analisou todas as planilhas para que a gente retome essa obra. E se a Caixa autorizar a licitação em um período de oito meses iremos trocar toda a tubulação e não faltará mais água em Casa Nova e estaremos com a cidade totalmente saneada.

O tratamento já está adequado perante as especificações exigidas pelo Ministério da Saúde, inclusive vamos implantar um Laboratório de Análises, já que o SAAE nunca disponibilizou esse serviço e nos próximos 3 meses já estará funcionando.

Mesmo diante de tantos problemas nós estamos tendo total apoio do prefeito Wilson Cota no sentido de resolvê-los, uma vez que foi o compromisso feito com o povo.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário