Mil foragidos da Justiça foram localizados pelas câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em 2025. A tecnologia capturou, em 48 horas, 10 criminosos procurados por homicídio, estupro de vulnerável, e práticas de roubo e furto.
As prisões ocorreram em Salvador, Itabuna, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus e Itacaré. Mais de 80 cidades baianas utilizam a tecnologia.
Desde a sua implantação, 3.387 foragidos foram localizados. Cerca de 70% eram procurados por roubo, homicídio, tráfico de entorpecentes, estupro e furtos. Casos relacionados a dívidas de pensão alimentícia representam aproximadamente 30% das capturas.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que a tecnologia foi implantada para reforçar a atuação das equipes nas ruas. “Analisamos a ferramenta, fizemos ajustes no direcionamento das câmeras e conseguimos ampliar a eficiência, resultando no aumento do número de prisões”, explicou o gestor.
Busca por Desaparecidos
As câmeras também são utilizadas nas buscas por pessoas desaparecidas, um protocolo implementado em janeiro deste ano pela SSP. Até agora, 16 pessoas foram localizadas pela ferramenta. As informações são da assessoria da SSP-BA.