A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) confirmou um total de cinco prisões por meio da tecnologia de reconhecimento facial. A quinta prisão ocorreu na segunda-feira (3) de folia, no Recife Antigo. O foragido, de 21 anos, possuía um mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de entorpecentes.
No mesmo dia um procurado da Justiça foi capturado em Olinda, na Região Metropolitana. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva por homicídio. As três outras prisões ocorreram no sábado (1º), durante o desfile do Galo da Madrugada, também com o apoio do reconhecimento facial. Todos os presos foram encaminhados às unidades prisionais.
Segundo a SDS-PE, o reforço no efetivo policial, aliado ao uso de câmeras inteligentes, drones e aeronaves do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS, garantiu um Carnaval mais seguro para pernambucanos e turistas. “O uso das ferramentas tem se mostrado essencial para o fortalecimento da segurança em eventos de grande porte, permitindo a identificação e captura de criminosos de forma rápida e eficiente”, frisou a pasta.