Com a pandemia e crise do coronavírus que provoca a doença Covid-19, a prefeitura de Petrolina, na gestão Miguel Coelho adotou algumas medidas de combate ao vírus. Uma delas é a redução obrigatória do trajeto de veículos da empresa Joafra Transportes que faz a linha interestadual entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), diariamente.
Antes da medida o ônibus da Joafra ao atravessar a ponte Presidente Dutra vindo de Juazeiro, entrava na cidade de Petrolina e circulava alguns bairros como Areia Branca, KM2, faculdade, passava no HGU. Mas com a redução do trajeto, hoje a empresa só desce a ponte, vai até o terminal rodoviário de Petrolina e retorna a Juazeiro.
De acordo com a Assessora Jurídica da Joafra Transportes – Selmara Alves – por conta do percurso que agora está mais curto e também por conta da redução dos horários, estamos rodando apenas com um único ônibus. Era uma linha que a gente utilizava 10 ônibus, detalhou.
A assessora ressalta ainda que: – A população pega o ônibus para ir a hospitais, bancos, farmácias, fazer feira, casos urgentes, e como há essa imposição da prefeitura em restringir o trajeto, o ônibus hoje não chega nem perto do centro, e isso inviabiliza para o usuário, pois ele vai ficar distante dos principais pontos- explicou.
João Batista Soares, 56 anos, é trabalhador autônomo, ele mora em Petrolina e presta serviço no Mercado do Produtor de Juazeiro, no norte da Bahia. Para ele, a medida da prefeitura prejudica a sua rotina produtiva que já registra prejuízos financeiros.
– Com essa redução da frota da Joafra tenho tido muitas dificuldades. Tem semana que passo dois ou três dias sem ir ao trabalho. Às vezes sou obrigado a ir a pé. Acho que deveríamos ter mais ônibus circulando de hora em hora, mas acontece que se você perder um ônibus agora, tem que esperar por cerca de 3 horas a chegada do próximo e aí fica meio difícil desse jeito – desabafou.
Por conta do percurso curto, e quase nenhum passageiro, um só ônibus da Joafra está fazendo a linha interestadual entre as cidades ligadas pela Ponte Presidente Dutra.
Mas por outro lado, por volta do meio dia desta terça-feira (7 de abril) era visível a aglomeração de pessoas no ponto de ônibus ao lado do Mercado do Turístico, além disso, nossa reportagem flagrou o ônibus 882064 da empresa Atlântico, linha Avenida da Integração via condomínios, completamente lotado em meio a pandemia do coronavírus.
Resposta da Prefeitura:
– Com relação às mudanças no transporte coletivo de Petrolina, a gestão esclarece que as medidas são totalmente necessárias e foram adotadas após a diminuição do número de passageiros em decorrência das ações para evitar a propagação do coronavírus na cidade.
Contudo, para priorizar os trabalhadores da área da saúde, a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), já manteve contato com a empresa ‘Atlântico Transportes’ a qual irá disponibilizar uma nova linha específica para atender à categoria. A nova linha passa a circular a partir desta terça-feira (7) com saída da rodoviária, passando pela Avenida Joaquim Nabuco e seguindo até o Hospital Dom Malan, Parque Josepha Coelho e Hospital Universitário onde fará uma parada de meia hora, e retornará fazendo percurso inverso.
Vale reforçar que a frota segue atuando de forma reduzida seguindo decretos estaduais e municipais – diz a nota sem citar como ficará a situação daqueles trabalhadores que dependem diariamente da linha interestadual.