Apoiadora da Secretaria Estadual de Saúde para o controle do Calazar no interior de Pernambuco, a pediatra do Hospital Dom Malan (Gestão IMIP), Anaísa Soares, palestrou nesta sexta-feira (13) para os internos e Residentes do HDM. Anaísa também participou recentemente de uma Capacitação de Médicos em Manejo Clínico de Pacientes com Leishmaniose, promovido pelo Ministério da Saúde. Somente dois médicos de cada estado do país foram escolhidos para participar do curso.
“O HDM é referência para o tratamento de Calazar no Norte da Bahia e Sertão de Pernambuco e essas informações transmitidas aos médicos e estudantes que atuam aqui é de grande relevância para a atualização profissional e garante um atendimento de qualidade aos nossos usuários”, destacou Anaísa.
Segundo a pediatra, apesar de ser uma doença conhecida, a Leishmaniose vem aumentando sua incidência e letalidade ao longo dos anos. “O Calazar ou Leishmaniose Visceral é a infecção sistêmica causada pela Leishmania Infantum e manifesta-se com sintomas como febre prolongada, aumento do fígado e do baço e anemia. A doença é transmitida por meio da picada de um mosquito popularmente conhecido como mosquito palha. Como é uma doença que costuma se desenvolver em cães, podendo ser transmitida ao homem, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem”, explica a pediatra.
A médica residente em Pediatria, Ana Paula Nascimento, ressaltou a importância do curso. “A palestra foi excelente e trouxe um novo olhar sobre uma doença antes considerada restrita a regiões mais carentes . O ganho para os participantes é inquestionável e com certeza se refletirá no atendimento prestado”.
Ascom
Blog do Banana