Referências em oncologia, HDM e HRJ lembram Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNo Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, lembrado neste 8 de abril, profissionais do Hospital Dom Malan, em Petrolina (PE) e Hospital Regional de Juazeiro, ambos geridos pelo Imip, falam sobre os serviços oferecidos pelas unidades nas diversas especialidades da doença, principalmente o câncer de mama.

O Hospital Regional de Juazeiro disponibiliza um Centro de Oncologia para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e realiza em média 350 consultas mensais, incluindo Oncologia Clínica, Hematológica e Oncologia Cirúrgica. O Centro também oferece tratamento de quimioterapia e cirurgias oncológicas.

Para o coordenador do Centro de Oncologia do HRJ, Rodrigo Alves Pinto, a unidade amplia a rede de assistência na região. “Além de oferecer tratamento de qualidade, o Centro Oncológico proporciona mais uma forma de acesso à população que necessita desses cuidados, o Centro permite que esses pacientes possam ser tratados mais perto do seu domicílio, o que ajuda, e muito, no seu bem-estar e recuperação”, comenta.

Já o Hospital Dom Malan presta assistência oncológica infantil e em mulheres com neoplasias da mama, do ovário e do colo do útero. A unidade também proporciona tratamento de excelente resolutividade, permitindo que os pacientes tenham assistência de qualidade e humanizada sem precisar se deslocar para os centros de oncologia nas capitais.

Câncer de mama

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o que mais atinge às mulheres. O médico mastologista do HDM, Carlos Gustavo Reis, explica que as formas mais eficazes para detecção precoce deste tipo específico da doença é o exame clínico da mama e a mamografia.

“Entre os 35 e 40 as mulheres devem visitar o mastologista uma vez por ano, para a realização dos exames de rotina. A partir dos 40, o médico deve determinar a frequência dos exames de acordo com a inclusão ou não da paciente no grupo de risco. Depois dos 50 anos, o exame é anual”, pontua o médico.

“Infelizmente não há como prevenir o câncer de mama. O que se pode fazer é o diagnóstico precoce da doença, possibilitando aumentarem as chances de cura da paciente”, complementa Carlos Gustavo Reis.

No HDM são oferecidos cinco Ambulatórios de Mastologia semanais, realização de mamografia, ultrassonografia, biópsias de lesões mamárias guiadas por ultrassom, Cirurgias de patologias benignas da mama, e em parceria com o Ceonco também a realização de cirurgias de patologias malignas da mama. ​

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário