O gestor da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Assis da Apolo, participou na última quarta-feira (23) da solenidade de premiação do “Desafio de Inovação da Rede G52” que aconteceu em Recife. Na oportunidade, Assis da Apolo representou a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, no evento.
A solenidade teve como objetivo, premiar práticas inovadoras construídas ao longo do último ano, para aprimorar a qualidade dos serviços públicos de 52 municípios da região de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e valorizar estratégias criativas e colaborativas para a construção de novos conhecimentos em gestão pública.
Para Assis da Apolo, participar de um evento como a premiação do Desafio de Inovação da Rede G52, representando a prefeita Suzana Ramos, além de ser uma grande honra é também uma oportunidade de conhecer outras realidades que podem ser utilizadas no impulsionamento do desenvolvimento de Juazeiro.
“Saímos do evento com o compromisso firmado para ter continuidade nas ações de engajamento do projeto, visando impulsionar a implantação do PRDNE e fortalecer a cooperação e o trabalho em rede. Um ganho considerável para potencializar o desenvolvimento da nossa Juazeiro”, avaliou Assis da Apolo.
Carta Compromisso
O evento foi ainda uma oportunidade de mobilizar prefeituras do G52 e instituições apoiadoras a impulsionar a troca de conhecimentos e a implementação das experiências propostas por meio de uma Carta Compromisso. Com a assinatura do documento, essas instituições públicas e privadas se comprometem a continuar os esforços pelo trabalho em rede em prol do desenvolvimento urbano e regional sustentável. Entre as ações previstas, estão o engajamento em ações, eventos e projetos com esse tema; o apoio a processos de inovação no desenho e implementação de políticas e serviços públicos; o intercâmbio de conhecimentos entre municípios do G52; dentre outros compromissos. Juazeiro foi um dos municípios a aderir ao compromisso.
Cidades participantes
Cidades participantes – As cidades participantes da rede G52 estão localizadas nos nove estados nordestinos e mais dois no sudeste, que também integram a área de atuação da Sudene. Integram a rede, dois municípios de Alagoas (Arapiraca e Maceió) e onze da Bahia (Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista).
Iniciativa
A iniciativa é organizada pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).