Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na próxima terça-feira (16). Com o resultado em mãos, os estudantes poderão concorrer a uma vaga em universidade públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bem como em uma instituição privada pelo ProUni e pelo Fies. O Ministério da Educação divulgou que as instituições públicas de ensino superior no RN vão oferecer, através do Sisu, 12.677 vagas.
A coordenadora pedagógica do CEI Romuldo Galvão e Roberto Freire, Cristine Rosado, orienta que, no caso do Sisu, além de uma boa nota, é preciso estratégia para conseguir a tão sonhada vaga em uma universidade pública. Ela destaca que o sistema é democrático, por permitir diversas possibilidades para os candidatos. “O Sisu é um sistema de seleção democrático, onde é possível escolher o projeto de vida em diversos estados e em diferentes universidades públicas. Vale a pena observar a avaliação das instituições de acordo com cada curso, principalmente se o candidato tiver mobilidade para mudar de estado ou cidade”, comenta. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os interessados poderão se inscrever entre os dias 22 a 25 de janeiro de 2024.
O resultado do Sisu 2024 será divulgado no final do mês, no dia 30 de janeiro. Rosado dá dicas importantes na hora de fazer a inscrição no sistema. “É preciso muito suporte e estratégias, que incluem observar quantas vagas estão disponíveis e qual a média das notas”, fala. Ela chama atenção também para a questão emocional. “É uma semana muito difícil para o estudante porque, um dia ele pode estar na vaga e no outro, não. Então, o lado emocional deve ser levado em conta também”, orienta.
Outras duas opções de acesso ao Ensino Superior são o ProUni e o Fies, importantes para quem quer investir em uma carreira profissional, direcionado ao ingresso em universidades privadas. “O ProUni é muito mais disputado porque não é um financiamento. Ele facilita o acesso à instituição superior privada de qualidade com um preço acessível, ou, a depender do desempenho, o aluno consegue bolsa integral. O programa é extremamente relevante, porque premia o estudante a partir do desempenho dele no Enem”, avalia André Lemos, reitor da Uninassau.
“O Fies continua sendo uma opção viável e, a exemplo do ProUni, é uma grande ferramenta social de facilitação de acesso ao Ensino Superior”, acrescenta o reitor. As inscrições para o ProUni, em 2024, irão ocorrer entre 22 e 25 de fevereiro. Já para o Fies, o prazo é a primeira quinzena de março. As regras para as inscrições são determinadas pelo MEC e devem ser feitas pelo estudante, mas na Uninassau existe uma equipe para auxiliar os alunos em casos de dificuldade.
Aqueles que quiserem, podem utilizar a nota do Enem para tentar uma vaga em um curso técnico em instituições como o Senac e o Senai, por exemplo. Joyce Pena, gestora de Marketing do Grau Técnico, comenta sobre a importância formação técnica para o ingresso no mercado. “Em um cenário educacional em constante evolução, os cursos técnicos emergem como protagonistas na formação de profissionais qualificados e prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, afirma.
A TRIBUNA DO NORTE traz, no escopo do Exame Nacional do Ensino Médio, o projeto TN no Enem, com orientações, videoaulas e dicas para os estudantes. O TN no ENEM 2023 é um projeto do Sistema Tribuna de Comunicação, com apoio do Colégio CEI Romualdo Galvão e Roberto Freire, Grau Técnico, Uninassau e Casa Norte.
Vagas no Sisu
O Sistema de Seleção Unificada terá 127 universidades participantes. Haverá apenas uma etapa de inscrição e uma edição no ano, com 264 mil vagas para o primeiro e segundo semestres. Em 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) iniciará as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que, em 2024, passa a ter apenas uma edição anual. A seleção ofertará 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior. A maioria delas, 45%, está concentrada em universidades públicas do Nordeste. As instituições do Sudeste vêm na sequência, com 32% das vagas. Já o Sul tem 12% das vagas; o Centro-Oeste, 8%; e o Norte, 4%. Os números são preliminares e podem se alterar até o início das inscrições.
