O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina é um hospital escola, que recebe anualmente internos e residentes, e mantém uma política de ensino e pesquisa aliada à assistência muito forte, envolvendo inclusive o staff da unidade materno-infantil.
Recentemente, um novo case de sucesso, não só projetou o Dom Malan mais uma vez no cenário de ponta médico-científico da região do Vale do São Francisco, como também serviu de estudo para a residente Izabelle de Lourdes Pereira Ribeiro, que apresentou a sua anátomo-clínica na última semana, concluindo mais uma etapa da residência em pediatria.
O caso tinha o diagnóstico diferencial de uma hepatoesplenomegalia febril, com febre intermitente há 10 dias, crescimento do baço e do fígado além dos limites da normalidade. “Levantei a hipótese diagnóstica de síndrome de Mono-Like, da qual fazem parte três doenças, o citomegalovírus [CMV], HIV e mononucleose. Acertei no diagnóstico clínico do citomegalovírus”, esclarece Izabelle.
O paciente em questão veio referenciado pela rede privada e acabou sendo acompanhado ambulatorialmente no hospital. Tratado como uma síndrome viral, a criança teve seus sintomas zerados entre 6 e 8 semanas. “Sem dúvida, me deparar com um caso incomum como esse foi uma oportunidade única, assim como toda a residência. A equipe do Dom Malan é muito engajada e busca sempre investigar os casos à fundo. São profissionais que vão além, buscando fechar o diagnóstico de forma precisa e isso faz toda a diferença”, acrescenta.
Com a excelente apresentação, Izabelle encerrou seu último rodízio no HDM. A anátomo-clínica da residente foi muito elogiada por todos os presentes. “Izabelle já é uma das melhores pediatras que conheço e nós ficamos felizes por termos contribuído com a sua formação”, afirmou a preceptora Anaisa Soares.
Além de também elogiar a residente, a diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães destacou a importância da troca de conhecimentos entre profissionais, sejam eles de dentro ou fora do serviço. “Isso nos faz crer que a equipe de saúde do Dom Malan é extremamente bem respeitada no meio, não só pela assistência prestada, mas também pela sua alta resolutividade”, acredita.
O mestre em saúde infantil e consultor do IMIP, Rubem Maggi, presente à ocasião, finalizou: “esse intercâmbio é fantástico e muito válido”. A residente Izabelle agora segue para Aracajú (sua cidade natal) onde fará os seus dois últimos rodízios optativos e já está matriculada em uma especialização em neonatologia na Universidade de São Paulo (USP).
