Encontro trataria da proposta de redução da jornada de trabalho e teria participação de ministros do governo federal
A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que estava prevista para esta quinta-feira (12), foi cancelada e deve ocorrer apenas após o Carnaval. O encontro teria como pauta principal a discussão sobre o fim da escala de trabalho 6×1.
O encontro havia sido solicitada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos. Além dele, também participariam o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, conforme havia informado Hugo Motta.
Nesta semana, o presidente da Câmara encaminhou a proposta que prevê o fim da escala 6×1 para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após a avaliação da admissibilidade no colegiado, o texto deverá ser discutido por uma Comissão Especial antes de seguir para votação no plenário da Casa.
O avanço da proposta gerou divergências com o governo federal, que avalia o envio de um projeto com urgência constitucional ao Congresso Nacional. Hugo Motta informou ainda que pretende unificar as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) apresentadas pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
A aprovação da mudança na jornada de trabalho é considerada uma das prioridades do governo federal para 2026. Segundo informações divulgadas pela CNN, Hugo Motta pretende concluir as discussões sobre o tema na Câmara até maio.
O presidente da Câmara deve se reunir com o novo presidente da CCJ, deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA) nos próximos dias, para tratar da tramitação da proposta. A definição do relator do projeto deve ocorrer após o Carnaval.
Fonte: Metro1

