Vencedor da Bola de Ouro em duas oportunidades (1997 e 2002) e melhor do mundo na eleição da Fifa três vezes (1996, 1997 e 2002) , o ex-atacante Ronaldo também participou da festa de premiação da entidade máxima do futebol nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça. Porém, além de presitigiar o evento, o Fenômeno, que é membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador da Copa (COL), compareceu ao evento para falar dos preparativos do Brasil para a Copa das Confederações, daqui a seis meses, e para o Mundial em 2014.
Acompanhado do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, Ronaldo agradeceu à entidade por acelerar o desenvolvimento das obras de infraestrutura no Brasil, principalmente nos aeroportos.
– A Fifa está trazendo um grande investimento antecipado em termos de infraestrutura, estádios, aeroportos… Vai ser muito bom para o país. Em campo, eu espero que a seleção brasileira tenha um bom desempenho, um bom resultado, sabendo que a pressão será grande – disse o jogador, observado de longe pelo técnico do time canarinho, Luiz Felipe Scolari.
Questionado se a euforia do povo poderia ajudar ou atrapalhar, Ronaldo tentou não polemizar.
– Vai ajudar. Mas se perder será mais difícil.
Logo em seguida, Valcke falou da expectativa do mundo para o torneio em 2014.
– O futebol no Brasil é uma paixão, uma religião. Espero uma grande festa. O mundo do futebol está concentrado no Brasil. Todos esperam um grande espetáculo no país na disputa da Copa de 2014 – afirmou Valcke.
No fim, Valcke foi questionado pelos apresentadores se estava faltando alguém no evento. O secretário-geral acenou positivamente e convidou Fuleco, mascote da Copa do Mundo de 2014 para subir ao palco. Ronaldo ainda aproveitou para explicar o nome do tatu-bola: mistura de futebol com ecologia.
– Escolheram o tatu-bola, que é um animal que está em extinção. A escolha representa uma campanha nacional de preservação do meio ambiente e para promover o esporte. O animal é bonito e se enrola como uma bola de futebol – disse Valcke. (Globoesporte.com)
Blog do Banana