As ações consistem na distribuição de folders durante a entrega das faturas, além de atividades educativas em escolas e durante eventos do SAAE com orientações e incentivo a compra e limpeza do reservatório de água.
A medida visa garantir o abastecimento quando houver eventuais problemas como falta de energia elétrica, vazamentos, reparos e manutenções ou ainda variações de pressão de água. “É muito importante que a população tenha um reservatório, justamente para estes momentos que, infelizmente fogem do nosso controle. Se uma rede quebra, se há necessidade de manutenção e suspensão do abastecimento, o usuário tem garantido ali uma quantidade de água até que o fornecimento seja regularizado”, explica o gestor de obras e projetos do SAAE, Mike Novaes.
Limpeza de reservatórios de água
De acordo com a lei, o SAAE garante a qualidade de água até o ponto de entrega, que é o hidrômetro. Mas em cada imóvel é também fundamental acompanhar o estado de conservação da caixa d’agua, especialmente de sua tampa, e fazer a limpeza periódica, a cada seis meses. O folder explica todo o passo de limpeza, que pode ser feita pelo próprio usuário. A limpeza e a desinfecção das caixas d’água em prédios coletivos (como hotéis, hospitais, escolas, condomínios, shopping centers e outros) deverão ser realizadas através da contratação de uma empresa de limpeza e desinfecção de reservatórios de água potável.