Ricardo Banana

Salgueiro investe em proposta curricular específica para as escolas do campo

imagem3Com a finalidade de construir uma ampla proposta curricular da disciplina de Práticas Agrícolas, professores de quatro escolas municipais do 6º ao 9º ano, localizadas nas áreas rurais de Salgueiro, Sertão Central, participaram esta semana de uma formação, na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – Fachusc, com a coordenadoria da Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a coordenadora, Graça Lima os conteúdos a serem trabalhados, em sala de aula, foram definidos durante o encontro de forma coletiva.

Ela explicou que o processo de reformulação das propostas curriculares, que vem acontecendo desde 2012, junto à rede estadual de educação, não contemplou a disciplina, embora, em seus artigos 26 e 28, a Lei de Diretrizes e Bases – LDB aponte algumas orientações nesse sentido. Para Graça, a proposta é atuar, na direção contrária à urbanização das unidades rurais de ensino.

“A adequação do currículo, nas escolas do campo, resgata identidades, valoriza a cultura, o trabalho e a economia, tentando desmistificar o campo como o lugar do Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato”, argumentou. As aulas de práticas agrícolas acontecem uma vez por semana e, como o próprio nome diz, devem trabalhar a teoria e a sua aplicação no dia a dia.

“O aluno se sente parte do processo de aprendizagem porque é algo voltado para a realidade dele”, explicou João Paulo Araújo, diretor adjunto da Escola Padre Manuel Garcia, do Sítio Campinhos, no 4º distrito.

Ascom

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress