Saúde

Salgueiro realiza capacitação e investe no combate à hanseníase

imageCom a meta de garantir o controle e erradicação da Hanseníase em Salgueiro, a Secretaria de Saúde realizou na última terça-feira (19) no CVT-Confecções – uma capacitação com atividades teórica e prática focada na avaliação neurológica sobre a hanseníase. Destinada aos enfermeiros e médicos que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF), a capacitação contou com a presença do Coordenador do Programa de Controle à Tuberculose da Prefeitura de Salgueiro, Arlindo Souza.

A partir dessa capacitação, o município pretende evitar que possíveis pacientes fiquem com sequelas por conta da hanseníase, doença que registra 14 casos no município. Apesar do forte estigma social, associado à doença, segundo Arlindo Souza, a hanseníase tem cura. “Essa avaliação neurológica garante o diagnóstico precoce e assim o tratamento e a reabilitação mais rápidos, diminuindo o sofrimento dos portadores da doença. Os médicos e enfermeiros estarão mais preparados para fazer as avaliações e assim localizar os pacientes com mais facilidade”, destacou Arlindo Souza.

Quando o diagnóstico da doença é feito nas primeiras fases da doença, o tratamento tem a duração de seis meses. Quando é detectado nas fases mais avançadas o tempo de duração sobe para um ano. “É muito importante que o paciente siga o tratamento corretamente e seja acompanhado por um profissional durante todo o processo”, observou.

O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos e garantidos pelo Ministério da Saúde. O coordenador do Programa de Controle da Tuberculose da Prefeitura de Salgueiro destacou que não é necessário o isolamento do paciente. Ao contrário da crença popular, acrescenta, a presença de amigos e familiares é fundamental para a cura e recuperação do paciente.

Conhecida oficialmente por este nome desde 1976, já que anteriormente era denominada de lepra, a doença é uma das mais antigas da história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) – um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como fígado, testículos e olhos. Apesar de ter cura, pode causar deformidade quando é diagnosticada do tardiamente.

Ascom

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *