Os moradores do bairro Santa Luzia, em Petrolina, estão passando por sérios problemas causados pelas administrações dos ex-prefeitos Fernando Bezerra Coelho e Odacy Amorim. O bairro não possui uma rede de esgoto completa devidos a não conclusão das obras, e isso está prejudicando totalmente a vida dos moradores.
O bairro possui abastecimento de água, mas não de esgoto. Os moradores são obrigados a deslocarem o esgoto de suas casas para a rua, trazendo diversos problemas. São buracos causados pelo acúmulo de esgoto nas vias, a sujeira toma conta de todo o bairro, diversos problemas de saúde entre outros.
Segundo a moradora Vanusa dos Santos, comerciante, o esgoto está trazendo mau cheiro, mosquito, lixo e ratos para o local. Ela possui uma loja onde vende frutas e verduras e o esgoto que está bem na frente de seu comércio acaba prejudicando suas vendas. “Já entrou esgoto aqui na minha loja”, comenta.
Segundo o ex-secretário de Infra-Estrutura de Petrolina, Ricardo Rocha, que estava no local, o problema é causado devido às obras que não foram concluídas em outras gestões. Ele afirma também que a prefeitura está trabalhando para solucionar todos os problemas de esgotamento da cidade, mas que é a falta de compromisso da Compesa com a cidade que está prejudicando os moradores.
Segundo a assessora da Compesa, Luciana Passos, pela falta de um sistema de esgoto concluído, o bairro não possui, entre outros, uma elevatória, que é para onde o esgoto é destinado para poder seguir para tratamento. “A Compesa não tem como fazer seu trabalho pelo fato de não haver o sistema de esgotamento”, explica.
Blog do Banana