Sanatório de Juazeiro/BA pode fechar e comprometer atendimento a pacientes de Petrolina e toda a região

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Diante do problema que pode chegar até ao fechamento do Sanatório instalado na vizinha cidade biana, um grupo de vereadores de Petrolina promete buscar saídas para evitar o fechamento do Sanatório Nossa Senhora de Fátima que atende 53 municípios na regional de saúde Pernambuco/Bahia, além de cidade do Piauí.

Nessa quarta-feira (07), os vereadores Major Enfermeiro, MDB.  Zenildo do Alto do Cocar, PSB; Gilberto Melo, PR e Cristina Costa, PT, se reuniram com a direção do Sanatório Nossa Senhora de Fátima, de Juazeiro/BA. As diretoras Maria Olívia Dewilson Oliveira e  Ivonete de Souza Silva Melo, foram buscar soluções e o apoio dos legisladores petrolinenses para evitar o fechamento da unidade.

O Sanatório Nossa Senhora de Fátima atende pacientes da Rede PEBA, do SUS, envolvendo 53 municípios dos estado de Pernambuco, Bahia e Piauí. Para cobrir as despesas de folha de pagamento, remédios e empréstimos feitos para cobrir despesas do período que a entidade estava sem receber verbas, o sanatório gasta em médias 250 mil (Duzentos e cinquenta mil reais) por mês. Desses recursos, 113 mil (cento e treze mil) são provenientes do Governo Federal. O restante era repassado até janeiro de 2019 pela prefeitura de Juazeiro.

Segundo dados da unidade, 82 pacientes internados, em julho, 25 foram dispensados por falta de recursos. Os 57 restantes podem ser dispensados porque o Sanatório não tem como se manter apenas com os recursos atuais. As diretoras informaram que 30% dos pacientes da unidade são de Juazeiro, 15% de Petrolina, e os outros vêm de outros municípios da rede PEBA. “Essas cidades apenas encaminham os pacientes, mas não repassam nenhum recurso ao hospital psiquiátrico”, revelou Maria Olívia.

A despesa com folha de pagamento do sanatório gira em torno de R$ 90 mil reais e os profissionais também podem ser demitidos com o fechamento da unidade de saúde mental, acrescentaram as diretoras durante o encontro com o vereadores de Petrolina nas instalações da Câmara Municipal. “Essa preocupação é das dezenas de famílias que não têm onde tratar os pacientes na rede privada”, destacou Ivonete de Souza, também da diretora da unidade.

Quem puder ajudar a manter aberto o único hospital psiquiátrico do SUS na região, basta entrar em contato com a diretoria do Sanatório Nossa Senhora de Fátima: Ivonete de Souza Silva Melo (74) 99130-5157 e Maria Olívia Dewilson Oliveira – (74) 99147-1042.

Com ASCOM

Related Posts