Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, aconteceu nesta terça-feira, 21, a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Casa Nova. O evento teve como objetivo abrir espaço para discussões, entre a população e gestores, visando o aprimoramento da saúde pública, bem como avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão.
A iniciativa foi aberta ao público que compareceu ao auditório do Colégio Alano Viana. Compôs a mesa de abertura a representante do Núcleo Regional de Saúde (NRS), Marli Carvalho, o presidente da Câmara de Vereadores, José Eduardo da Cruz, o Tenente Daniel representando a 25ª CPM, o secretário de Saúde e presidente do Conselho, Luiz Rezende, e o prefeito da cidade, Wilson Cota.
Em sua participação, o prefeito Wilson Cota falou sobre os obstáculos enfrentados pela administração municipal, mas elencou os avanços já obtidos pela gestão. “Pegamos o município em estado lastimável e a Saúde também. Ambulâncias quebradas, postos sem condições de atendimento, medicamentos faltando… Mesmo com todas as dificuldades, a prefeitura prioriza a Saúde e já entregou três novas ambulâncias, reformou e ampliou os postos de Saúde de Santana do Sobrado, Bem Bom, Lagoa do Alegre e Poço da Pedra, construiu unidade de Saúde na Vila Malvão e na Cohab Nova, pagamos o piso nacional dos agentes comunitários de Saúde, temos à disposição da população médicos especialistas nas mais diversas áreas e estamos atendendo com unidade móvel nossas comunidades do interior. Avançamos muito e vamos continuar trabalhando”, relatou.
O prefeito anunciou na Conferência que vai realizar uma reforma no Hospital Municipal e implantar leitos de maternidade, além da compra de novos equipamentos. A presença do prefeito no evento e sua preocupação com o setor de saúde despertou a atenção da representante do NRS. “A participação do prefeito mostra o seu comprometimento com a saúde do seu município. Isso é muito importante”, ressaltou Marli Carvalho.
“Estamos aqui para planejar um futuro com melhores dias. Muito já foi feito, mas sabemos que ainda temos muito a fazer. Casa Nova melhorou e muito sua atenção em saúde pública, os números são impressionantes, e sinto que as pessoas reconhecem isso. A conferência é um processo de dialogo, de ver o que está certo, arrumar o que está errado, e avançarmos”, completa Wilson Cota.
O secretário de Saúde e presidente do Conselho, Luiz Rezende, destacou a importância da concretização da Conferência em Casa Nova. “A realização deste evento é fruto de muito trabalho, Agora é a hora de planejar, observando as dificuldades do sistema de saúde, mas pensando em soluções. Nossa intenção é construir um SUS mais democrático e melhor para população”, comentou.
Durante o evento, os participantes, divididos em três grupos temáticos, construíram e discutiram propostas que serão encaminhadas para os órgãos competentes, a fim de intensificar e ajustar algumas demandas da saúde municipal. As deliberações da Conferência devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias.
Ascom
Blog do Banana