A forma como os homens lidam com a própria saúde ainda é cultural, pensando nessa realidade a Faculdade UNINASSAU Petrolina tem realizado eventos voltados para a Saúde do Homem. A ação aconteceu no canteiro de obras do Edifício Monte Olimpo.
O tema foi abordado pela professora e coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia, Victória Carvalho. “O foco foi para o câncer de próstata explicando sobre causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. É preciso que a parcela masculina tenha o hábito de procurar os serviços de saúde”, disse.
Segundo o Ministério da Saúde, na faixa de 20 a 59 anos, os homens morrem mais por causas externas, como acidentes de trânsito, de trabalho e lesões por violência. O segundo motivo de morte nesta faixa etária são as doenças do aparelho circulatório, seguida das neoplasias (câncer).
CÂNCER DE PRÓSTATA
A recomendação médica é que o homem, a partir dos 50 anos, realize exames preventivos, verificando a taxa do Antígeno Prostático Específico (PSA), substância produzida na glândula da próstata, além do toque retal. O câncer de próstata é a neoplasia que mais mata homens no mundo. (Ascom)