No intuito de apoiar o fortalecimento dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), representantes da área de assistência ao trabalhador dos governos federal e estadual estão visitando as regionais do órgão em Pernambuco. Nesta terça-feira (19), foi a vez do CEREST Petrolina receber os visitantes, recepcionados pela sua coordenadora, Maria do Carmo Lima, e pela Secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta.
De acordo com a gerente de atenção à saúde do trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde, Denise Lopes Timóteo, as visitas têm como objetivo discutir a importância da liderança regional para os municípios-sede de CEREST e a disseminação da vigilância em saúde. “Os gestores deverão ajudar a equipe técnica de vigilância estadual a disseminar a implantação da vigilância em saúde do trabalhador nos municípios, além de fortalecer o CEREST como ponto de rede. Os serviços de saúde, da atenção primária, média ou alta complexidade, precisam ser capacitados para diagnosticar, acompanhar o paciente e orientá-lo na linha de cuidado indicada para o seu agravo ou doença relacionada ao ambiente de trabalho”, explicou.
Em dois momentos, primeiro com a secretária municipal de saúde, e, posteriormente, com a equipe do CEREST em Petrolina, a comitiva endossou a proposta de atenção à saúde do trabalhador que prevê a priorização das ações de prevenção, notificação e investigação dos agravos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. “Em 2012, publicamos a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e ela traz, como principal objeto, a redução da morbimortalidade dos trabalhadores, através de ações sistemáticas de promoção da saúde, prevenção de acidentes e vigilância dentro do ambiente de trabalho”, destacou o representante da Coordenação geral do ministério da saúde na área de saúde do trabalhador, Roque Veiga.
Para a secretária municipal de saúde, Lucia Giesta, o encontro aconteceu em um momento oportuno, devido ao início da nova gestão. “Começamos um novo quadriênio, tivemos uma mudança de coordenação do nosso CEREST e estamos elaborando o Plano Municipal de Saúde. Portanto, a discussão de novas táticas de atuação do serviço acontece em um momento estratégico, para planejarmos as ações que serão desenvolvidas nestes quatro anos”, declarou a gestora.
CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Petrolina é uma unidade especializada na área de saúde do trabalhador que tem como objetivo promover ações de promoção e proteção à saúde dos trabalhadores, prevenindo acidentes e melhorando a qualidade de vida dos profissionais, tanto do meio urbano como da área rural. O Centro atua em conjunto com a rede pública de saúde e conta com uma equipe de psicólogo, assistente social/sanitarista, médico do trabalho, técnico em segurança do trabalho, técnico em saneamento e auxiliar de enfermagem.
ASCOM/PMP
Blog do Banana