Nesta quinta feira (20.02), o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou a 1ª Mostra Científica da Residência de Enfermagem da unidade. O evento reuniu trabalhos e artigos científicos produzidos por enfermeiros durante realização da residência da área.
Os trabalhos apresentados pelos profissionais foram voltados para área de Saúde Materno-Infantil. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Vale São Francisco (UNIVASF).
“Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes sob a ótica Fenomenológica” foi um dos temas abordados e ministrado pela residente de enfermagem em saúde da criança, Sara Soares. A enfermeira explica que escolheu este tema porque é o foco da assistência do HDM. “Eu me interessei por este assunto porque é voltado tanto para as crianças e adolescentes vitimas de abusos, como para os seus pais. A equipe tem que está sempre atenta e preparada para lidar com esse tipo situação”, explica.
“Apresentei esse assunto, para podermos conhecer melhor esta vivência, a partir do olhar dos pais ou responsáveis e assim, desenvolver mais a nossa assistência”, complementa a residente.
Segundo o enfermeiro e coordenador da Residência de Enfermagem, Ramon José de Morais, as exposições da Mostra Científica foram positivas e contribuíram para qualificar a assistência do HDM. “A apresentação dos trabalhos expostos vêm somar nossa prática profissional e consequentemente melhorar a assistência prestada à população do Vale São Francisco. Esperamos que venha outros eventos como este”, pontua.
Já a diretora de ensino e pesquisa, Angélica Guimarães, ressalta que a 1ª Mostra Científica da Residência de Enfermagem é um marco para a comunidade científica da região. “Este evento integra os profissionais das duas Universidades locais, com as atividades de ensino que são desenvolvidas no HDM, ao mesmo tempo em que apresentamos à sociedade o fruto do nosso trabalho, novos profissionais capacitados e habilitados para atender às necessidades do SUS”, afirma.
ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP
Blog do Banana