Em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), a secretaria Saúde de Salgueiro realizou nos últimos dias 17 e 18, no auditório do Instituto Federal, uma capacitação voltada aos profissionais da Atenção Básica sobre o ‘Pré-natal de qualidade’. Na abertura, as palestras foram direcionadas aos médicos, enfermeiros e odontólogos. Já o segundo dia, foi dedicado aos Agentes Comunitários de Saúde. Segundo a secretária de saúde do município, Socorro Barbosa, a ação contempla as metas desenvolvidas no plano municipal da Rede Cegonha – que funciona como estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência.
“Nosso objetivo é estar capacitando, apoiando os servidores municipais da Atenção Básica nas suas ações do pré- Natal, pois é um trabalho de equipe que envolve desde o médico ao Agente de Saúde. Essa Rede vem com a finalidade de otimizar as ações que são dirigidas para a mulher e para a primeira infância”, disse a secretária.
O plano, acrescenta ela, contempla ações de formação, intensificação de melhorias do pré natal e de prevenção de assistência à primeira infância. O objetivo maior é estar baixando os índices de mortalidade infantil e materna, bem como promover a saúde. Uma das palestrantes do encontro, a professora de enfermagem da UPE- Campus Petrolina, Priscila Falcão, falou sobre ‘O Papel do Enfermeiro no pré natal na Unidade Básica de Saúde com ênfase na qualidade do cuidado do binômio mãe-filho’.
Ela apontou que a gestão do município está trazendo a implantação da Rede Cegonha e já proporciona impactos positivos na questão da redução da mortalidade materno-infantil. “É uma atitude pioneira e louvável, no sentido de proporcionar atenção ao pré natal, que é primordial para reduzir índices de mortalidade do município”, observou. Outra medida importante é a integração multicampi com a UPE de Petrolina, Serra Talhada e Arcoverde.
Diretora de Atenção Básica e organizadora da capacitação, Vânia Rodrigues de Araújo, frisou a importância da participação de muitos profissionais e professores da UPE, que trouxeram informações valiosas sobre o pré natal na capacitação e que já faz parte do plano municipal da Rede Cegonha.
Saiba Mais: A Rede Cegonha é uma estratégia voltada para garantir ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto, garantia de vagas para gestantes e bebês, realização de parto e nascimento seguros através de boas práticas de atenção, acompanhamento no parto de livre escolha da gestante, atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade e acesso ao planejamento reprodutivo.
Ascom
Blog do Banana
