Desde 2012 acontece na AME Manoel Possídio, no bairro Areia Branca, grupos semanais que incentivam o abandono do tabaco. Com o intuito de oportunizar os fumantes a deixarem de fumar, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina ampliou o acesso ao serviço. Para isso, a médica Sarah Caroline tem orientado os profissionais das Unidades AME José e Maria, Dom Avelar e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS ad – que estão em fase de estruturação e em breve iniciarão os grupos.
Durante a reunião que aconteceu nesta quinta-feira, 26, a médica compartilhou suas experiências, explanou sobre a dinâmica dos grupos, o tratamento, além dos efeitos com e sem o cigarro no organismo. “A síndrome da abstinência tem início 8h após o último cigarro quando o paciente começa a sentir alguns sintomas como insônia, dor de cabeça, irritabilidade, ansiedade, humor deprimido entre outros. O pico da abstinência é no terceiro dia sem fumar quando a ‘fissura’, que é o desejo intenso pelo cigarro, fica mais acentuada”, explicou Sarah.
O cigarro tem em sua composição mais de 4.700 substâncias químicas e – assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool – está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto agudo do miocárdio, AVC e câncer. Durante os encontros os pacientes recebem o tratamento medicamentoso, apoio psicológico, atendimentos educativos e terapêuticos, além de motivação para resistir ao vício.
O jovem Gabriel Lima, 20 anos, fumante há cinco, teve conhecimento do grupo por sua mãe. “Já tinha um tempo que pensava em parar de fumar, pois sentia que minha saúde só prejudicava, por exemplo, não conseguia mais praticar esportes. Mas, teve um dia que resolvi pedir ajuda e, hoje, me sinto muito feliz em participar do grupo, pois tem me ajudando bastante nessa caminhada”, contou Gabriel que participa dos encontros na AME Areia Branca.
A secretária de Saúde do município, Lucia Giesta, ressalta que “o programa também trabalha com a abordagem comportamental qualificada para incentivar o fumante a prosseguir com o tratamento até o final, pois nosso desejo é que mais pessoas vivam com saúde. Estamos a pedido do prefeito Julio Lossio, ampliando o desenvolvimento do programa exitoso em mais três unidades neste momento, e em breve vamos ampliar ainda mais”, afirmou a gestora.
ASCOM Saúde
Blog do Banana
1 comentário
Gostaria de saber quando começa na AME Manoel Possídio no Bairro José e Maria.