Secretaria de Saúde de Petrolina alerta para importância da 2ª dose contra o HPV

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemDesde o início de setembro de 2014, o município de Petrolina está disponibilizando a 2ª dose da vacina contra o papilomavírus humano, o HPV, para as meninas entre 11 e 13 anos que já completaram os seis meses que tomaram a primeira dose. Mas, apenas 31% do público-alvo foi imunizado.

“As meninas que tomaram a primeira dose em 2014 precisam estar atentas ao prazo de seis meses, intervalo necessário entre a primeira e segunda dose da vacina. Se não for realizado o esquema de três doses da vacina, a imunização não ocorre com eficácia“, destaca a coordenadora de Imunização Jeane Moraes.

A data de retorno para a segunda dose está agendada no cartão de vacina da adolescente. As vacinas estão disponíveis nas 43 Unidades de Saúde do município de segunda a sexta-feira. “Temos duas unidades em que a sala de vacina trabalha em hora estendido. A AME Areia Branca até 21h e a AME Gercino Coelho até 19h. Temos a preocupação em proporcionar o acesso dos usuários aos serviços”, frisou a secretária de Saúde Lucia Giesta.

Proteção

A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus. É importante ressaltar que a vacina não substitui os outros meios de prevenção, como o uso da camisinha e exames ginecológicos.

“É importante que, ao iniciarem a vida sexual, as meninas tenham em mente que esta é apenas mais uma maneira de se prevenir, mas que as outras não podem ser jamais deixadas de lado”, frisa Jeane.

Ascom Secretaria de Saúde

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário