Com o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Petrolina que fazem tratamento com oxigenoterapia, a gestão Julio Lossio, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem oportunizado o acesso gratuito ao concentrador de oxigênio portátil aos pacientes do programa.
“O concentrador é de fácil locomoção, só precisa estar conectado a um ponto de energia e, diferente do cilindro, não precisa ser recarregado. É um equipamento médico, que produz oxigênio para pacientes com problemas respiratórios, além de gerar oxigênio em concentrações acima de 93%, que é muito superior à do ar ambiente que é de 21%” explicou a coordenadora do SAD Natália Ramos.
A dona de casa Alinete Lucena, 47 anos, paciente há 1 ano do SAD, é um dos 13 usuários que passaram a utilizar o concentrador e está bastante satisfeita. “Depois que passei a usar esse novo aparelho minha respiração melhorou, a tosse diminuiu e me sinto melhor e com menos cansaço respiratório. Antes meu cilindro só durava 5 dias e, hoje, não preciso me preocupar em recarregar”, contou.
“O prefeito Julio Lossio implantou o SAD, em 2012, pensando naqueles que precisavam de assistência contínua, mas no conforto de seu lar. E é com o intuito de proporcionar maior autonomia e melhora na saúde dessas pessoas que adquirimos os concentrados, e a resposta dos usuários tem sido bastante positiva”, disse a secretária de Saúde Lucia Giesta.
O SAD é formado por três Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social, e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP) formada por fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista.
Ascom
Blog do Banana
