Ricardo Banana

Secretaria de Saúde de Petrolina divulga resultado do 2º LIRAa

imagemO segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2014, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) aponta um índice de infestação predial de 1,1%, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde para ocorrência de epidemia de dengue.

“Este aumento no índice para infestação da doença é devido ao período de chuvas na região, mas estamos intensificando as medidas de controle para prevenir possíveis casos de dengue no município, principalmente em áreas com infestação mais elevada a exemplo dos bairros Jardim São Paulo, Cosme e Damião, Vila Marcela”, esclarece o gerente de Endemias do município Jailson Araújo.

Durante o primeiro LIRAa de 2014 foi verificado que áreas como Areia Branca, São Gonçalo, Jardim Petrópolis e Cohab VI estavam com o índice baixo para infestação de dengue e, hoje, o risco é zero. “Isto mostra que após as ações de controle e combate têm sido exitosas. Nosso foco é que Petrolina permaneça com baixo risco para epidemia de dengue”, complementou Araújo. Em 2013, foram registrados 44 casos de dengue no município, um número 75% menor se comparado ao ano anterior.

A regra básica para evitar a proliferação do mosquito da dengue é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Quando for necessário armazenar, que seja em local protegido com tampa para evitar a postura de ovos e aumento dos mosquitos.

ASCOM Sesau

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress