Secretaria de Saúde de Petrolina faz balanço das ações do Programa de Controle à Hanseníase

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

20151228_091204Nesta segunda-feira (28) a equipe do Programa de Controle à Hanseníase de Petrolina apresentou as ações de prevenção e controle da doença realizadas durante o ano de 2015. A reunião aconteceu no auditório da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres).

Durante o balanço foi analisado que durante os anos de 2013, 2014 e 2015 houve um aumento de notificações da doença. “O aumento dos casos da doença é um dado bastante positivo, pois mostra que o trabalho de busca ativa nas unidades, locais públicos, escolas foi exitoso. Nosso objetivo é realmente identificar novos casos e tratá-los”, afirmou o coordenador do programa, Francisco Freitas.

Na ocasião, o Serviço de Infectologia de Petrolina (SEINPE), inciativa da gestão Julio Lossio, e o modelo de assistência farmacêutica aos pacientes foram apresentados. “O SEINPE é uma referência secundária para o tratamento das pessoas com doenças infectocontagiosas, a exemplo, da hanseníase, onde são a acompanhados por uma equipe multiprofissional”, pontuou a enfermeira do serviço, Eduarda Vidal.

Desde 2014, o município desenvolve o Projeto Focal em Hanseníase nas áreas endêmicas da cidade. “Esse projeto foi construído pela diretoria de Vigilância Epidemiológica de Petrolina e tem sido executado com muito êxito. Parabenizo a todos os profissionais pelo empenho”, acrescentou a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário