Saúde

Secretária de Saúde garante reestruturação da saúde em Petrolina

imagemEm entrevista ao Programa Nossa Voz na manhã desta segunda-feira (27), a secretária de Saúde de Petrolina Lúcia Giesta garante que passado o processo ‘normal’ de licitação para aquisição de material gráfico e de remédios, o setor será reestruturado no município. Ultimamente as reclamações pontuadas pela população vão desde a falta de receituário até de medicamentos.

“Terminamos uma gestão e tivemos que fazer uma reestruturação para os próximos quatros anos. No dia 28 (amanhã), faremos a licitação para o material gráfico. A demora se deu pelo atraso na cotação e isso independe da SMS. O material odontológico já está chegando e esta sendo distribuído nas unidades de saúde. Quanto aos medicamentos, estão também se normalizando”.

Outra medida que para ela ajudaria a solucionar o problema da saúde do município é a garantia de que os 10% da receita bruta fosse repassado para o setor. Desta forma, Giesta garante que teria recursos suficientes para ofertar um serviço eficiente. “Na década de 80, o Governo Federal repassava aos municípios 75% dos recursos que mantinham as ações de saúde, números que foram reduzidos em 2012 para 46%. Uma média nacional”, disse.

A secretária esclarece que essa ‘medida drástica’ afeta diretamente à população. E na tentativa de sensibilizar a União, municípios de todo o país estão juntos em um movimento para pressionar a adoção dessa medida. Um abaixo assinado está sendo assinado em diferentes cidades e deverá ser encaminhado para o Palácio do Planalto. (GrandeRioFM)

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *