Cumprindo mais um dia de visitas as unidades Básicas de Saúde de Petrolina (UBS), a secretária Municipal de saúde, Lucia Giesta, pode ver de perto as melhorias e os avanços técnicos nas farmácias das unidades que atendem a população de todo o município. Na última sexta-feira, 21, uma equipe de profissionais pode visualizar o progresso realizado por sugestão da própria secretária, o resultado foi amplamente satisfatório e perceptível na opinião de cada usuário entrevistado.
As farmácias do Ricardo Soares, na Cohab Massangano; Gaudêncio Nascimento, no Jardim Amazonas; Yolanda Rabelo, no Centro, e da UBS Álvaro Rocha, no João de Deus, que fazem parte do Programa de Saúde da Família (PSF) tiveram vários ajustes e melhorias na estrutura física, armazenamento e, principalmente, no acesso para dispensa dos medicamentos.
No Jardim Amazonas, a unidade Gaudêncio Nascimento teve toda a sua instalação farmacêutica modificada, melhorando a atenção à saúde de todos e também da comunitária aposentada, Maria do Rosária Costa, que pode contemplar as novidades na farmácia. “A sala de espera é maior, e temos mais facilidade na hora de recolher todos os nossos medicamentos,” contou.
A secretária de saúde, Lucia Giesta, explica que todas as reformas necessárias estarão sendo feitas nos prazos cabíveis e esclarece que algumas comunidades já estão sendo preparadas para receber unidades de Atendimento Multiprofissional Especializada – AME. “Melhoramos e vimos de perto a satisfação de todos com as melhorias e ajustes feitos nas farmácias da Família. A comunidade do Jardim Amazonas se prepara hoje para receber uma AME que segue em obras. Logo, em breve os comunitários contarão com uma nova estrutura e mais dignidade para nossos servidores e para a população”, explicou a secretária.
“Com os espaços físicos otimizados e as estruturas com espaços maiores, as farmácias da família agora, além de armazenarem mais medicamentos, conta com acesso facilitado e total comodidade para que os usuários possam dispor tranquilamente de insumos e medicamentos”, concluiu a coordenadora de assistência Farmacêutica, Thereza Morais.
ASCOM Saúde
Blog do Banana