Um dos grandes avanços da ciência é o desenvolvimento das vacinas. Ao nascer, a criança já sai da maternidade com duas, a BCG e a de Hepatite B. Todos os imunizantes tem o objetivo de fortalecer o sistema imunológico fazendo com que ele crie defesas e anticorpos especiais contra uma série de doenças. A Prefeitura de Petrolina segue reforçando ao longo dos anos, a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada e criando várias estratégias para imunizar toda a população.
De segunda a sexta-feira as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural estão abertas e disponibilizam, de forma contínua, todos os imunizantes indicados no calendário básico do Ministério da Saúde. Além disso, várias estratégias operacionais e de logísticas são desenvolvidas para ampliar a oferta dessas vacinas e, consequentemente, atingir os objetivos desejáveis, como a abertura de Unidade de Saúde aos sábados, busca ativa vacinal das unidades educacionais, vacinação em áreas descobertas, entre outras.
O diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, explica que existem vacinas para todos os públicos. “Muitas pessoas acham que só as crianças e os idosos podem se vacinar, mas não é verdade. Existe um calendário básico de vacinação, que vale para toda a população, sejam crianças, adolescentes, adultos e idosos. A vacina contra a influenza, por exemplo, que está em curso da campanha nacional, está liberada para toda a população a partir dos seis meses. É muito importante que as pessoas tirem um tempinho do seu dia para verificar seu cartão e procurar uma UBS para atualizar as vacinas”, destaca.