Saúde

Secretaria de Saúde triplica exames de PSA em Petrolina

imagemNos últimos anos, em Petrolina, tem aumentado a procura dos homens pelos serviços básicos de saúde, isto é fruto das campanhas com palestras, rodas de conversas e outras abordagens feitas pelos profissionais das AME’s e UBS juntamente com os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Mesmo com as barreiras culturais e os preconceitos antigos, a Secretaria Municipal de Saúde vem alargando o número de exames de PSA na rede pública do município.

Só em 2012, foram realizados mais de 6 mil exames, número três vezes maior do que o ano de 2008, que foi pouco mais de 2 mil exames. “Poucos homens ainda têm certo receio de procurar os serviços de saúde, e Petrolina tem se preocupado com saúde do homem, buscando formas de abordar este grupo; os resultados têm sido positivos e se confirmam na crescente procura pelos serviços da rede”, ressalta a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta.

O PSA – Antígeno Prostático Específico é um marcador biológico ou tumoral, o exame é simples feito a partir de coleta de sangue que pode ser realizado anualmente nas AMEs/UBS a partir dos 45 anos, para detectar alterações na próstata que podem ser benignas como as Prostatites (inflamação da próstata) e Hiperplasia da próstata como alteração maligna das células desta glândula.

Ascom PMP

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress