Na manhã dessa terça-feira, 29, a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, e a Diretora da Atenção Especializada, Juliana Granja, acompanharam de perto as novas instalações da sede do Centro de Atenção Psicossocial- Álcool e Drogas do município. O CAPS-AD é uma das principais unidades de saúde mental de Petrolina, através de um trabalho de ressocialização e amparo aos dependentes de drogas como o álcool. A unidade conta, agora, com uma nova casa, maior e com mais conforto para todos os usuários.
A nova sede fica localizada na Rua Bahia, nº 190, Centro, por traz do Estádio Paulo de Souza Coelho. A unidade, que oferece serviços psiquiátricos e psicológicos e de apoio às famílias dos usuários, é a principal referência SUS para acompanhamento e tratamento. O novo espaço é mais amplo, mais agradável e com uma grande área arborizada, favorável a prática de atividades físicas, ginástica laboral e produção de artesanatos com as mais diversas oficinas.
A secretária Lucia Giesta fala mais sobre as mudanças da sede. “Buscamos uma casa maior para acolher a todos, um espaço diferenciado e totalmente dentro das necessidades e condições de recuperação de cada usuário. Consultórios psiquiátrico e de psicologia, farmácia, refeitório, sala de reuniões, recepção e muito contato com ambiente natural vão garantir o tratamento acolhedor e humanizado para as pessoas”, afirmou a gestora.
Atualmente, três unidades de saúde mental referenciam o serviço em Petrolina, o CAPS-Infanto-Juvenil que acolhe a saúde mental de crianças e adolescentes, o CAPS II que atende a todos os maiores de 18 anos que têm algum transtorno leve, moderado ou severo e o CAPS AD para qualquer paciente que sofre com algum tipo de dependência psicoativa como álcool e outras drogas.
A coordenadora do CAPS AD, Helena Kedma, fala sobre a satisfação dos usuários com a nova sede e relata como cada paciente recebeu a novidade. “Nossos usuários são extremamente produtivos, verdadeiros artistas que buscam a reinclusão social. O novo espaço oferece mais essa oportunidade, a reabilitação depende dessa satisfação, que é perceptível em cada paciente”, explicou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) aguarda agendamento para licitação de construção da nova sede de CAPS AD III 24 horas para posterior ordem de serviço. O CAPS 24h vai acolher a pacientes em qualquer horário do dia ou da noite.
ASCOM-Saúde
Blog do Banana