Secretaria Municipal de Educação de Petrolina apresenta notas do IDEB 2011 e comemora desenvolvimento da educação no município

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Durante toda manhã desta sexta-feira (24), professores, alunos, gestores escolares e toda equipe da Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP), estiveram reunidos no bairro Park Jatobá para apresentar as médias adquiridas pelas escolas que resultaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB no município.

Além de toda equipe da SMEP e a secretária de Educação, Profª. Célia Regina de Carvalho, estavam presentes compondo a mesa, a primeira-dama Andréa Lossio, a representante do Instituto Alfa e Beto (IAB), Marilene Motanrroyos, a representante da Fazenda Labrunier (que apoia a Secretaria no projeto com o Instituto Qualidade no Ensino), Ana Paula; do Programa Mais Educação, Amelita Bezerra; a diretora de gestão escolar, Linda Maria; do Programa IQE, Josineide; a professora da Escola Laurita Leda, Katia; a gestora da Escola Laurita Leda, Socorro Canario; a diretora geral da rede municipal, Gilmara Lacerda; o senhor Joseildo de Jesus, representando todos os pais de alunos; e a secretária de Administração, Adeli Viana.

Além de destacar-se entre as grandes cidades supracitadas, Petrolina superou os resultados tanto da Rede Municipal como da Rede Estadual de Ensino, sobressaindo-se, em relação à média geral do IDEB de Pernambuco. O município ficou em 1º lugar com média 4,8 em todo o estado relativa às séries iniciais. A série final (9° ano) obteve média 4,1, significando um aumento de 0,7 pontos nos últimos anos.

 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado em todo o Brasil desde 2007 a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados. Segundo dados do MEC, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) estabelece como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja de 6,0 (média que corresponde a um sistema educacional de qualidade, comparável a dos países desenvolvidos). Em nosso município, a Escola Municipal Professora Laurita Leda, localizada no bairro Vila Marcela, obteve nota 5.9, ficando apenas a 0,1 ponto para alcançar a meta pretendida para o país daqui há 10 anos.

Para a secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho, estes resultados foram alcançados devido ao forte compromisso com as Políticas Públicas Educacionais, promovendo qualidade na educação. “Tivemos a ousadia de implementarmos novas tecnologias no processo de aprendizagem dos alunos e percebemos que isso vem dando certo, além de priorizarmos, também, outras ações que interferem positivamente neste processo. O ensino público em Petrolina agora tem educação de qualidade, que aliás, sempre foi o nosso principal objetivo e que está sendo comprovado pelos índices”, enalteceu.

 A gestora da Escola municipal Laurita Leda, Socorro Canário, explicou que a educação de qualidade é resultado de um longo processo de compromisso e dedicação. “A gente sabe que uma boa educação não é construída de uma hora para outra. Tivemos muito empenho em ensinar, pois acreditamos que é possível sim um ensino público de qualidade. Estou orgulhosa de minha equipe e sei que de agora em diante os resultados serão ainda melhores”, ressaltou.

Durante a cerimônia, as escolas que contribuíram para o IDEB 2011 receberam placas e certificados de honra ao mérito pelo trabalho desenvolvido nas escolas e projetos pedagógicos interdisciplinares. As primeiras colocadas receberam placas de ouro e bronze sendo elas: Escola Municipal Professora Laurita Leda, na categoria anos iniciais que corresponde ao 5º ano, e na Escola José Cícero Amorim, que se destacou nas séries finais que corresponde ao 9º ano. Ao todo, doze escolas do município foram premiadas pelas metas superadas.

 

Related Posts

6 comentários

EX FUNCIONÁRIA JOSÉ CÍCERO 27 de agosto de 2012 - 16:30

PARECE QUE HÁ UMA CERTA REJEIÇÃO DA SECRETARIA CONTRA A ESCOLA JOSÉ CÍCERO. DESDE QUE TRABALHEI LÁ PERCEBI. NÃO CONSEGUEM ACEITAR QUE LÁ DE RAJADA SAIU O MELHOR RESULTADO DO 9º ANO. PELO QUE EU SEI ADRIANA, GESTORA DE LÁ, TAVA PRESENTE E COMPONDO A MESA E KD O NOME DELA? CUIDADO COM AS POSTAGEM PORQUE SEM QUERER AS EVIDÊNCIAS SE TORNAM MAIS CLARAS… Ô POVIM!!!!!!!

Responder
MARIA DE FÁTIMA 27 de agosto de 2012 - 8:30

O que mais me impreciona são os comentários publicados por este blog, democracia se dá com seriedade. O comentário do 1º leitor é provocador para os demais, parece mais colocá-lo
para em seguida ser replica. Gosto de ler tudo…. mas às vezes é preciso peneirar leitura.
A educação é o somatório de lutas, não adianta achar que somente gestão 1 ou 2 faz melhor.
Temos que aprender a lidar com situações diferentes, mas temos que sobretudo respeitar as pessoas….

Responder
noção de seriedade 25 de agosto de 2012 - 11:38

O que esta senhora que se diz 1 dama faz no meio de trabalho? Tem cirurgia plática depois?
pense numa cabeça ôca e vazia….
acho que nem o jornal nacional ela vê ….que pena Petrolina precisa de mulheres inteligentes e formadas, para ajudar o marido a desenvolver a cidade…o quer não aconteceu nesta gestão
Fútil, este é seu padrão

Responder
maria jose 24 de agosto de 2012 - 19:35

eita, que babão,não podemos admitir que pessoas cegas como você faça esse comentário banal , sem falar a verdade.Esse resultado que está aí servindo de propaganda para o 15,é graças ao trabalho feito pelo tão competente secretário,PLinio Amorim, que implantou no município a avalição interna PARMEP,cara inteligente!Para a atual gestão foi muito fácil avançar nas intervenções pedagógicas e mesmo na época a educação já estava avançando.você pode até pensar que voto no candidato dele .Não, voto no 13, Odacy Amorim.Muita gente hoje em dia por questões pessoais ou eleitoreiras não dar o braço a torcer.

Responder
toudeolho 24 de agosto de 2012 - 20:55

Acorda: foram 4 anos da politica do quanto pior melhor para ex prefeitos, do 13 e do 40.
É muito tempo para querer atribuir a esse Plinio o resultado colhido pelos abnegados professores e pela administração atual. Para sua informação: não sou e não dependo da maquina municipal. Apenas analise dados e fatos. Babona é voce.
Eu voto 15, por isso e muito mais. Retrocesso, com o generico do Odacy ou o de marca, nunca mais.

Responder
toudeolho 24 de agosto de 2012 - 19:03

Tinha um tal de Plinio, que foi secretario de educação de Odacy e de Fernandão. Julio o convidou para secretario, mas seguindo a linha do quanto pior melhor para os dois ex prefeitos, o Plinio foi para Juazeiro. Chegada a eleição o Plinio tentou e ainda tenta ‘cabalar’ votos para Fernandin, com o falso discurso da competencia.
Agora taí o resultado: não sei se o pupilo Plinio ajudou no avanço da Educação em Juazeiro. Aqui os numeros do IDEB mostram que os professores e a administração municipal avançou e muito na educação em Petrolina. Cala a boca Plinio
Não podemos aceitar o retrocesso. É Julio 15.

Responder

Deixe um comentário