Sensibilizar alunos e professores da rede municipal de ensino nas temáticas que envolvem educação ambiental. Este é o principal objetivo do Projeto “Rio São Francisco: olhares e idéias” que nesta primeira etapa está levando os educadores das escolas municipais para uma visita de campo a um dos mais importantes cursos de águas naturais do Brasil, para que possam conhecer a problemática que envolve a ocupação, desmatamento, poluição e o assoreamento do rio.
No dia 18 de agosto foi realizada a visita de campo com os professores de História e Geografia. Os docentes saíram de barco e puderam observar as margens do São Francisco, a ocupação do espaço ribeirinho, o povoamento das ilhas, assim como também fizeram a análise da água do rio em três pontos: Park Jatobá, região do Centro, onde está localizada a Orla I de Petrolina e nos arredores da Ilha do Rodeadouro.
“Depois das visitas, cada disciplina analisa um aspecto que envolve o Rio São Francisco e a sua relação com a população. Na disciplina de Geografia vamos conferir o tipo de ocupação dos espaços ribeirinhos e a devastação da área. Os professores de História darão sua contribuição no aspecto histórico dos assentamentos das populações ribeirinhas através de entrevistas com as comunidades locais”, explicou o professor Robert Neumam, um dos técnicos da Secretaria de Educação, envolvido na iniciativa.
Segundo a coordenadora do projeto, a professora Maria Aparecida Freire, o projeto tem como finalidade apontar atividades práticas interdisciplinar de aulas de campo, sensibilizando os professores e alunos a respeito das condições do rio. “Com esta atividade buscamos articular as vivências cotidianas dos alunos com problemas de relevância social e ambiental”, informou.
No dia 15 de setembro, os professores de Ciências e Matemática participarão do mesmo estudo, sendo que os professores de Ciências analisarão a qualidade da água em alguns pontos, observando a composição da mata ciliar fazendo um levantamento das vegetações ribeirinhas nativas e invasoras e da fauna. Os professores de matemática contribuirão na elaboração dos gráficos e tabelas da realização da pesquisa.
“É um momento muito importante em nosso projeto, pois vamos fazer com que os professores façam uma análise dos pontos de contaminação da água próximos aos canais que jogam dejetos de esgotos no rio, chamando a atenção para a questão da poluição”, concluiu a professora de ciência do município e colaboradora do projeto, Ionária Régia de Souza. Após essa etapa, as escolas vivenciarão o projeto com os alunos. Ao todo participarão sessenta e dois professores da rede municipal.
ASCOM – PMP
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