A secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, esteve em reunião esta semana, com membros da Escola de Redução de Danos de Petrolina, projeto que visa intervir na comunidade e facilitar o acesso dos usuários de substâncias psicoativas às unidades de saúde.
O encontro teve o intuito de discutir sobre a retomada das atividades do projeto no município. “A Escola de Redução de Danos é um mecanismo estratégico para a diminuição dos usuários de drogas em Petrolina. É estabelecido um vínculo de confiança entre os usuários e os redutores”, afirma a agente de saúde e redutora, Vanezia Pascoal.
A secretaria de Saúde enviará ao Ministério da Saúde um relatório descrevendo as atividades e os resultados do projeto na cidade, já que o custeio vem de uma parceria entre a secretaria Municipal de Saúde e o Governo Federal.
Para a secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, “o projeto se estabelece como uma estratégia que complementa outras medidas adotadas pelo município para reduzir o consumo abusivo de drogas. O resultado foi muito positivo para a população e a secretaria de Saúde está intercedendo junto ao Ministério para renovação do projeto.”.
A Escola de Redução de Danos é um projeto municipal, criado com a finalidade de possibilitar a construção de diálogos e a troca de experiências entre diversos serviços e profissionais de várias áreas na construção de uma rede integrada de atenção às pessoas que fazem uso de drogas. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido por servidores municipais de cinco secretarias.
Ascom PMP
Blog do Banana