Ricardo Banana

Secretário da Indústria Portuária da Bahia defende criação da Empresa de Desenvolvimento Hidroviário (EDH)

imagemA Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), através do seu superintendente de Navegação Interior, Adalberto Tokarski, confirmou o projeto do governo para criar uma estatal, responsável por portos pluviais, hidrovias e eclusas. Segundo ele, a futura companhia pública, já tem nome: Empresa de Desenvolvimento Hidroviário.

O secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia, Carlos Costa, baseado no conhecimento que a pasta impõe, declara ser favorável à criação da EDH. De acordo com Costa, conforme a história datada em 1855, o grande baiano Theodoro Sampaio, engenheiro com conhecimento em engenharia hidráulica, já identificava as necessidades de operacionalizar o Rio São Francisco como grande modal de transporte juntamente com a estrada de Ferro Juazeiro- Salvador, colocando assim o Nordeste do nosso Estado em contato com outros países através do mar.

O secretário destaca ainda que por razões várias seja preciso prestar atenção a diversos segmentos do Governo Federal, “é quase impossível prosperar efetivamente na revitalização do Rio São Francisco e outras grandes Bacias Brasileiras e com a chegada da EDH tudo ficará centralizado em um único órgão, de forma que as decisões serão únicas”.

Em comparação à Bacia do Mississippi Missouri em que os resultados dos trabalhos no exercício de 2012 foram de 664 milhões de toneladas, os rios da Europa movimentaram 450 milhões de toneladas e no Brasil chegou-se somente a 110 milhões de toneladas, isso com igual potencial fluvial, ou seja, perto de 20.956 km navegáveis.

Portanto, o Secretário Carlos Costa acha prioritário que a presidente Dilma Rousseff entenda a necessidade de se construir a Empresa de Desenvolvimento Hidroviário. Adalberto Tokarski, da Antaq, disse em Brasília, que a estatal “será criada”, sem especificar quando. (Da Ascom com Blog)

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *