A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) reuniu no CREAS (Centro de Referencia Especializado de Assistência) nessa Sexta-Feira (11/07) todos os Coordenadores e Equipes Técnicas dos Centros de Referencia e Assistência Social de Petrolina (CRAS).
A capacitação foi pautada na instrumentalidade do equipamento e quais as melhores formas de alcançar a população que precisa ser atendida. O equipamento foi criado através da proteção social básica que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situação de famílias em vulnerabilidade e riscos nas áreas de abrangência.
O público alvo a ser atendido pelo CRAS é aquele que está em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e que não tem renda ou é privado dela. Ainda também o público que tem acesso precário aos serviços públicos ou que tem famílias fragilizadas e vivenciam situações de discriminação de gênero e deficiências.
A capacitação trouxe para os Coordenadores e Técnicos uma nova visão em relação ao Serviço de Atenção Integral a Família (PAIF). Na apresentação das unidades dos CRAS,cada equipamento mostrou o trabalho que foi feito “in loco” trazendo suas realidades.A apresentação da “Experiencia Exitosa” fez a capacitação ser ampla no sentido de atendimento.Desse ponto veio a apresentação de plano de trabalho e cronograma diário, que pretende dar mais visibilidade ao equipamento e seus serviços oferecidos .
“Esse serviço consiste no atendimento especial a família, que além de ter um caráter continuado, vem fortalecer a função de proteção familiar. E vai mais além. Procurando prevenir a quebra de vínculos familiares, desenvolvendo a potencialidade das aquisições em família, fazendo a sociedade estar perto de pessoas que estavam distantes. Esse é o papel preponderante dos que fazem o Equipamento CRAS”. Afirmou Everaldo Rodrigues de Souza- Diretor de Proteção Social básica em Petrolina.
Na capacitação, o convidado para falar do Programa Bolsa Família foi o Diretor-Gestor do Cadastro Único e da Bolsa Família-Albany Pereira. Na sua explanação falou dos programas que são oferecidos através do Cadastro Único e como fazer para receber cada um deles, ainda o Diretor distribuiu material informativo para os Coordenadores e Técnicos.
“A capacitação é a forma mais eficaz de fazer com que o serviço seja amplo e recebido pela população. É através da capacitação que nossos profissionais alcançam outra visão do que é o serviço social de atendimento e isso faz a diferença para aquela pessoa que já nos chega sofrida e precisa ser acolhida, ouvida e atendida. Essa é a meta da Secretaria de desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC)”. Afirma Célia Regina- Secretaria Municipal.
Petrolina conta com nove (09) CRAS que estão nas localidades de: João de Deus, São Gonçalo, Fernando Idalino Bezerra, Dom Avelar, José e Maria e no interior do Município em Izacolandia,Uruás, Rajada e Projeto SNC N-7.
Ascom Sedesc
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