Seis em cada dez consumidores pretendem comprar na Black Friday

Por Ricardo Banana
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Este ano a Black Friday será no dia 23 de novembro, e milhares de pessoas aguardam a mega liquidação para aproveitar as ofertas. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que seis em cada dez (58%) consumidores têm a intenção de fazer compras na Black Friday, um expressivo aumento de 18 pontos percentuais em relação ao ano passado. Por outro lado, 32% só devem ir às compras caso encontrem boas ofertas e apenas 10% não pretendem comprar nada.

Entre os que pretendem comprar produtos de olho nos descontos, 70% consideram a data uma oportunidade de adquirir itens que estejam precisando com preços mais baixos. Cerca de 30% querem antecipar os presentes de Natal de olho nas promoções, enquanto 12% planejam aproveitar as ofertas mesmo sem ter necessidade de comprar algo no momento. Já entre os que não pretendem fazer compras na Black Friday, os principais motivos apontados são a falta de dinheiro (28%) e o fato de não precisar comprar nada (22%).

Para o Diretor Executivo da CDL Petrolina, Valdivo Carvalho, a Black Friday tem mostrado sua importância para o desenvolvimento econômico, pois além de ampliar as vendas, serve como termômetro para as festas de final de ano. “Como a mega liquidação anual e o e-commerce andam na mesma direção, é necessário um planejamento prévio por parte dos lojistas para atender uma grande demanda de pedidos. Nas edições anteriores o estoque despreparado de algumas marcas, fez o produto sair das prateleiras rapidamente, deixando o consumidor frustrado. Esse ano as expectativas prometem ser melhores do que as edições anteriores”, conta.

Atrelado a Campanha Natal da Cidade idealizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Petrolina e o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina – Sindilojas o Black Friday vai mexer com a expectativa de compra dos consumidores e a oportunidade de venda dos lojistas, ajudando a alavancar as vendas do comércio local no período natalino.

Questionados sobre a experiência com a Black Friday 2017, mais da metade dos consumidores (55%) afirma ter comprado e 78% consideram que valeu a pena. Para 89%, os descontos anunciados pelas lojas eram reais e 83% não encontraram problemas com as compras. Apenas 16% tiveram algum tipo de dor de cabeça, especialmente com entrega fora do prazo (6%). Entre os que enfrentaram contratempos, 43% destacam que não conseguiram resolvê-los, sendo que 15% desistiram de solucioná-los.

Apesar de seis em cada dez entrevistados (64%) terem planejado suas compras, 36% reconhecem que acabaram comprando por impulso e 11% ficaram com o nome sujo. Dentre os consumidores que ficaram negativados por causa de compras feitas no período, 6% já limparam o nome e 5% ainda estão com restrição no CPF. (Fonte: CDL Petrolina, CNDL e SPC Brasil)

 

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